Boletim CRIE CONECTA | Março 2022 | Ano 3 | N.45

Reserve a data na agenda: dia 16 de março, às 17h, teremos Encontros CRIE com Silvio Meira, para debatermos possíveis caminhos para transformar a educação. Não perca este bate-papo! Você encontrará ainda neste boletim informações sobre os cursos do CRIE (incluindo novos cursos de curta duração), conteúdo e eventos sobre geodados, linguagem simples e dados abertos. Nossa curadoria de oportunidades, de posts e de podcast também está incrível. Confira!

ENCONTROS CRIE

SILVIO MEIRA DISCUTIRÁ POSSÍVEIS CAMINHOS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO

No Brasil, o gasto público em educação como percentual do produto interno bruto (PIB) é de 5,6%, maior do que a média dos países da OCDE (4,4%). O percentual brasileiro está abaixo apenas de países como Suécia (5,8%), Bélgica (5,7%), Islândia (5,7%), Finlândia (5,8%) e Noruega (7,2%). Confrontados com a pergunta se educação deveria ser uma prioridade nacional, 100% dos políticos e da população dizem que sim. No entanto, os resultados da nossa educação superior e sobretudo da básica são pífios. Por quê? Que educação precisamos agora, no início do século XXI? Como chegar lá? Para buscarmos caminhos e transformar a educação no Brasil, convidamos alguns especialistas para debater o tema na série Encontros Crie. O segundo deles acontecerá no próximo dia 16 de março, às 17h, com um dos maiores inovadores brasileiros: Silvio Meira. Venha participar conosco deste debate no YouTube do CRIE.

CRIE+

CRIE LANÇA NOVOS CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

Futurismo Competitivo, KMAP Canvas e Gestão da Ética são alguns dos temas que o Crie oferece a partir deste mês nos seus cursos de curta duração, o CRIE+. Os conteúdos dos cursos atendem à curadoria do CRIE, inspirando caminhos para percorremos o atual mundo complexo e cheio de incertezas ao apresentar visões, explicações e ferramentas para o desenvolvimento de novas competências e acesso a conhecimento de forma interativa e colaborativa. Por meio de cursos, workshops e mentoria, o CRIE+ disponibiliza capacitações acessíveis, de curta e média duração, online ou presencial. São conteúdos básicos para quem necessita sedimentar conceitos, assim como conteúdos intermediários e avançados com estudos de casos e práticas de design thinking na construção de soluções de problemas complexos. Os detalhes vocês encontram no nosso site. Acesse. Inscrições abertas.

PÓS DO CRIE

AULAS DO MBKM E WIDA COMEÇAM EM MARÇO

As aulas das pós do CRIE - MBKM (Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial) e WIDA (Web Intelligence e Analítica de Dados) começam no dia 26/3. Ainda dá tempo de concorrer a bolsas parciais do ODI Rio. O ODI Rio é um dos 31 nós da rede mundial do Open Data Institute (ODI), criado por por Tim Berners-Lee e Nigel Shadbolt para promover a cultura de dados abertos. A rede, conhecida como ODI Nodes, trabalha localmente para inspirar, preparar e conectar pessoas para inovar usando open data. O ODI Rio, sediado no Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE), está oferecendo em 2022 dez bolsas parciais (50% de desconto) para os cursos do MBKM e do WIDA. Interessado(a)s em concorrer a uma destas bolsas devem se inscrever no curso através das fichas a seguir e enviar o currículo para info@crie.coppe.ufrj.br. A seleção será realizada pelos coordenadores do programa a partir da análise dos currículos. Os cursos e as bolsas são destinados a pessoas com nível superior completo em qualquer área. As fichas estão disponíveis para download neste link.

DADOS ABERTOS

ODI DIVULGA ESTUDO SOBRE IMPACTO DE INSTITUIÇÕES DE DADOS

O Open Data Institute - ODI publicou um estudo que mensurou as diversas maneiras pelas quais as instituições de dados criam valor para seus stakeholders. O objetivo foi aprimorar a compreensão das instituições de dados – organizações que administram dados em nome de terceiros, muitas vezes para fins públicos, educacionais ou de caridade – quantificando o impacto que essas instituições podem ter nos ecossistemas em que operam. Foram analisados cinco estudos de caso no Reino Unido, sede do ODI, correspondentes às diferentes funções desempenhadas pelas instituições de dados: MEDIN, portal que agrega dados marinhos do Reino Unido, fornecendo um ponto de acesso centralizado para os usuários; Farmbench, ferramenta de benchmarking online que permite que os agricultores comparem seu desempenho com outros agricultores em todo o Reino Unido; 360Giving, instituição de que fornece uma plataforma de pesquisa aberta para dados de subsídios financeiros para caridade; Clinical Practice Research Datalink (CPRD), plataforma que coleta dados anônimos de pacientes de clínicas gerais do Reino Unido e vincula esses dados a uma série de outras fontes para fornecer um conjunto de dados de saúde representativo do Reino Unido; e OpenActive, iniciativa que fornece um conjunto de padrões de dados abertos e suporte ao uso e adoção desses padrões, para facilitar o compartilhamento de dados de atividades esportivas. Confira o relatório (em inglês).

OPORTUNIDADES

VAGA NA FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO

A Fundação Roberto Marinho está em busca de Analista de Pesquisa e Avaliação para o Rio de Janeiro. Mais informações sobre requisitos, benefícios e atribuições no site da empresa.

VAGA PARA CONSULTORIA NA EY

A EY busca Consultor (a) – Change Management, que será responsável por apoiar a execução de uma abordagem estruturada de gerenciamento de mudanças. Mais informações neste link.

VAGAS NA ONU MULHERES

A ONU Mulheres Brasil está com processo seletivo aberto para Gerente de Projetos da área de Governança e Participação Política (até hoje, dia 10/3) e para Consultoria nacional em Liderança e Participação Política das Mulheres (até dia 20/3).

CONSULTORIA NO PNUD

O PNUD está com edital aberto para consultoria para realização de estudos que subsidiem o aprimoramento dos processos de armazenamento e disseminação dos dados coletados ou gerados pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior, no âmbito dos processos avaliativos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (home office ou preferencialmente em Brasília/DF). Confira mais detalhes aqui.

VAGA NO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DO MPRJ

O Laboratório de Inovação do MPRJ (Inova_MPRJ) busca alguém com conhecimento em métodos de design e excelente habilidade de gestão de projetos para se juntar a uma equipe multidisciplinar de alto rendimento. Contratação em cargo comissionado, com dedicação de 40 horas semanais. As inscrições vão até o dia 18/03/2022. Para saber mais sobre a vaga acesse.

GEODADOS

WEBINAR ABORDA FUNDAMENTOS BÁSICOS DA TEMÁTICA

A Escola de Dados realizará um webinar para lançar a nova publicação online "Geodados: uma introdução gentil". O material cobre os fundamentos básicos de QGIS, Open Street Maps e dados espaciais, a partir de exercícios práticos. O lançamento contará com a participação de Alice Adativa (líder de projeto na Samsung Ocean), Bernardo Loureiro (programador, tradutor do material) e Jorge Santos (especialista e instrutor da Escola de Dados). Será no dia 30/3, às 18h30, neste link.

LINGUAGEM SIMPLES

CURSO PARA APRIMORAR A COMUNICAÇÃO

A Enap, em parceria com a jornalista e pesquisadora Heloísa Fischer, desenvolveu um curso para apresentar sete diretrizes para a produção de textos informativos com linguagem simples, que sejam mais fáceis de serem lidos e compreendidos pela maior parte das pessoas. A linguagem simples apresenta-se, ao mesmo tempo, como uma causa social e uma técnica de comunicação. Inscrições neste link.

DICAS DE LEITURA E PODCAST

CONEXÕES NO TRABALHO

Você está começando uma nova função no trabalho? De acordo com pesquisa realizada por Rob Cross, normalmente leva de 3 a 5 anos para replicar os tipos de conexões que distinguem os funcionários de alto desempenho em uma determinada organização - o que não é uma boa notícia nestes dias de frequentes transições de função e mudanças de emprego. Mas a pesquisa também identificou um grupo de “fast movers”, ou seja, um grupo que se movimenta mais rápido e que replica essas conexões em 9-12 meses. Leia mais no post de Cross (em inglês).

PODCAST SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO PESSOAL

De acordo com Harold Jarche, a gestão do conhecimento pessoal é uma estrutura de processos construídos com o objetivo de ajudar cada um de nós a entender nosso mundo, trabalhar mais efetivamente e contribuir para a sociedade. Neste episódio, Jarche compartilha seu modelo Seek, Sense, and Share, como ele contribui para a busca de conhecimento, criação de sentido e aprendizado em rede para lidar com as complexidades dos dias atuais, como covid-19, por exemplo. Dica do professor do MBKM, Victor Alves. Confira.

O FUTURO É FEMININO E EM REDE

Em novo post, Harold Jarche explica porque acredita que nosso futuro é em rede e feminino, a partir do modelo TINM, baseado em David Ronfeldt, sobre como as sociedades humanas se organizaram: T para tribos, depois agregam-se instituições (I), depois M, para mercados, e entramos por fim na era das redes (N, em inglês para Networks), com a maior parte das formas organizacionais anteriores tendo que evoluir para se adaptar à nova. O modelo também se alinha como nos comunicamos: o tribal era predominantemente oral (feminino), as instituições se desenvolveram com a escrita (masculino), mercados foram possibilitados pelo impresso (masculino) e as redes se comunicam de maneira eletrônica, resgatando a comunicação oral (feminino). Confira na íntegra (em inglês) aqui.


O Boletim do CRIE CONECTA é produzido pelo Centro de Referência e Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ.

Pesquisa e edição: Larriza Thurler com equipe do CRIE