Boletim CRIE CONECTA | Novembro 2023 | Ano 4 | N.81

 Você já fez sua escolha de capacitação para o próximo ano? As pós-graduações oferecidas pelo CRIE - MBKM e WIDA - estão atualmente com descontos especiais. Prepare-se para moldar o seu futuro no mundo dos negócios em rede! 

Além disso, aproveite nossas dicas de eventos e de leitura sobre temas como dados abertos, gestão do conhecimento e inteligência artificial. Confira também nossa curadoria de oportunidades. Até a próxima! 

 

PÓS DO CRIE
MBKM e WIDA com inscrições abertas e valores promocionais
Você está pronto para uma jornada única de conhecimento e habilidades em um mundo empresarial em constante evolução? O MBKM, pós em gestão do conhecimento, é um curso especialmente projetado para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades e entender o cenário de negócios intensivos em conhecimento. Em um mundo hiperconectado e em constante transformação digital, a gestão de conhecimento e ideias em redes torna-se uma competência essencial. O curso WIDA, pós em big data estratégico, é a chave para profissionais que desejam conceber, implantar e gerenciar projetos para utilizar de forma inteligente estruturas de rede e dados em ambientes digitais, incluindo big data. Você estará pronto para enfrentar os desafios do mundo digital e aproveitar ao máximo os dados disponíveis. Quer saber mais? Entre em contato com info@crie.coppe.ufrj.br

GESTÃO DO CONHECIMENTO
Evento da Marinha terá participação do CRIE
O CRIE está apoiando o 1. Seminário de Gestão do Conhecimento da Diretoria do Pessoal da Marinha, no dia 5/12, no Rio de Janeiro. O coordenador do CRIE, Marcos Cavalcanti, e a professora do MBKM, Raquel Balceiro, realizarão palestras sobre gestão do conhecimento. 

TECNOLOGIA E GC
Webinar abordará impacto da tecnologia nas pessoas e cultura

Neste webinar, a APQC explorará o impacto significativo da tecnologia na gestão do conhecimento. Serão abordados como sistemas antigos e novas tecnologias, juntamente com o impacto da tecnologia nas pessoas e na cultura, criam desafios e oportunidades para profissionais de GC. Dia 6/12, às 14h30 (horário Brasília). Em inglês. Inscrições aqui.

DADOS ABERTOS
ODI lança blog 
O Open Data Institute (ODI) lançou seu novo espaço no Medium, chamada Canvas, onde a equipe de pesquisa do instituto compartilhará suas ideias mais recentes sobre uma variedade de tópicos, desde inteligência artificial e tecnologias de privacidade até ciência cidadã e justiça de dados. Confira aqui.

DICA DE ARTIGO
O poder dos podcasts
Em artigo, os pesquisadores Edwin Morris, Emily Morris, Andrew Herd e John Jamison avaliam os podcasts internos como forma de capturar as ricas experiências e reflexões de seus colaboradores em um formato dinâmico e acessível. Segundo eles, os podcasts não são apenas uma forma de compartilhar histórias; eles representam uma metodologia estratégica para criar e disseminar conhecimento alinhado aos valores e objetivos da empresa. Esta abordagem não só facilita a assimilação do conhecimento tácito, mas também promove uma revolução cultural, incentivando uma disposição constante para compartilhar saberes. Confira aqui. Em inglês.  

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
IA para preservar conhecimento tácito
A especialista em gestão do conhecimento Moria Levy abriu o "1º Fórum de Gestão do Conhecimento Tácito em Davos" abordando um dos maiores desafios organizacionais: capturar e preservar o conhecimento tácito. Com a saída de especialistas, as empresas frequentemente perdem conhecimentos inestimáveis, um risco que o conjunto de metodologias, ferramentas e melhores práticas, denominado por ela de "KiSure", busca mitigar. Confira gravação da apresentação do KiSure aqui. Em inglês. 

OPORTUNIDADES

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS
Vaga afirmativa para pessoas negras, indígenas, trans e PCDs para Especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão. O objetivo dessa posição é consolidar e liderar uma estratégia que priorize a questão racial e as intersecionalidades com outros grupos minorizados, criando espaços de debate, letramento, atuando junto aos departamentos na busca de profissionais diversos (pessoas negras, indígenas, LGBTQI+, PCDs, entre outros) e avaliando oportunidades de carreira destes, de modo a trabalhar para a consolidação de um ambiente diverso, inclusivo e equitativo. Confira.


UNILEVER

Vaga para Coordenador de Gestão do Conhecimento. Em São Paulo. Confira


EY
Vaga para Gerente de Projetos de Dados, para atuar em cliente de grande porte, com oportunidade de crescimento em frentes diversas na área de dados voltados para o segmento financeiro. São Paulo. Saiba mais.

VIVO
Vaga para consultor em transformação digital. São Paulo. Confira. 

UNESCO BRASIL
O escritório da UNESCO no Brasil abriu uma vaga de assistente de projetos para pessoas com experiência administrativa e de gestão de projetos de cooperação internacional. Inscrições on-line até o dia 10 de dezembro. Brasília. Saiba mais.

INSTITUTO SERRAPILHEIRA
Novas chamadas, em parceria com FAPs, são voltadas tanto a pesquisadores com cargo permanente em instituições quanto a pós-docs – esta última exclusiva a negros e indígenas. Ao todo, serão selecionados até 42 pesquisadores nos dois editais, que ocorrem em parceria com FAPs (fundações de amparo à pesquisa) de diferentes estados. As inscrições vão de 4 de janeiro a 25 de janeiro de 2024. Saiba mais

 

Pesquisa e edição: Larriza Thurler com equipe do CRIE
Tem sugestões e críticas para o nosso boletim? Entre em contato com info@crie.coppe.ufrj.br