Menu Busca
Boletim

Nosso Boletim

Boletim #2 - Webinar CRIE - 16/09 - 17h

Em agosto de 2020 o Rio de Janeiro foi selecionado para ser uma das 8 regiões a serem aceleradas pelo inovador programa do MIT no ciclo 2021/2022. Ao longo dos próximos 2 anos serão construídas diversas intervenções estratégicas cujo objetivo conjunto é transformar o Rio de Janeiro no “Vale do Silício” da Energia e Sustentabilidade. A construção de um i-Ecossistema se faz através da presença e parceria de vários atores, cinco na metodologia do MIT: Universidade, Corporações, Governo, Empreendedores e Investidores. Neste momento inicial contamos com instituições de peso como COPPE/UFRJ, Petrobras, Furnas, Dep. Paulo Ganime (NOVO), Hacking.Rio e MSW Capital representando as cinco pontas da estrela. A ideia, entretanto, é expandir bastante esse grupo e engajar toda a comunidade em prol deste promissor objetivo de tornar o Rio de Janeiro um polo global de inovação e empreendedorismo nas áreas de energia e sustentabilidade.

O Crie (Centro de Referência em Inteligência Empresarial), da COPPE/UFRJ, realizará a décima quarta edição do Encontros Crie, abordando o tema   O Projeto Ecossistema de Energia e Sustentabilidade do Rio de Janeiro e o Programa MIT/REAP, quarta, dia 16 de setembro, às 17h (Brasília) no canal CRIE UFRJ do youtube.

CONVIDADOS
HUDSON MENDONÇA
é formado pelo Instituto de Economia da UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão e Inovação pela COPPE/UFRJ e Doutor em Administração no IAG/PUC-Rio com foco em Estratégia e Corporate Venturing. Ocupou diversas posições estratégicas relacionadas à inovação, como: Subsecretário do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Superintendente e Gerente de diversas áreas da Finep, incluindo a avaliação e participação como membro de Comitês de Investimento de diversos fundos de Seed e Venture Capital. Atuou como avaliador/mentor de mais de 200 startups em programas como o InovAtiva Brasil, 100 Open Startups, Iniciativa na Cadeia de Valor, Prêmio Finep de Inovação etc. Participou, ainda, como coordenador e pesquisador de variadas pesquisas relevantes relacionadas à área, como o Panorama de Corporate Venture do Brasil da Harvard Alumni Angels, o ranking 100 Startups to Watch do Grupo Globo (PEGN, Época Negócios e Valor Econômico) e o Mapa de Impacto das Startups no Setor de Energia da COPPE/FGV/EDP. É, também, o atual Diretor do Comitê de Tecnologias Limpas da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Champion do Programa MIT REAP (Regional Entrepreneurship Acceleration Program) no Rio de Janeiro.

MARCUS VINICIUS FONSECA é Eng. Químico pela Escola de Química da UFRJ, Mestre em Eng. Química pela COPPE/UFRJ e Doutor em Eng. Química pela Escola Politécnica da USP. Professor Titular da UFRJ, atuando no Programa de Pós-Graduação em Eng. de Produção da COPPE. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (2017-2020). No âmbito tecnológico, recebeu o Prêmio Vöst-Alpine da ABM por trabalho na área de aproveitamento de rejeito industrial. Foi Winner do Mining Lab promovido pela NEXA no tema Economia Circular por projeto relacionado à imobilização e aproveitamento de rejeitos do processamento de minérios de zinco. É autor de cinco patentes na área de aproveitamento de rejeitos industriais. É docente nas disciplinas de Inovação nas Organizações e na de Inovação e seus Mapas na COPPE/UFRJ, e no curso de extensão Inovação, o novo idioma para a competitividade. É coautor de modelos de avaliação empresarial relacionados à Cultura de Inovação, Grau de Maturidade, Horizontes Empresariais e Potencial de Inovação. Atua como coordenador de projetos da Fundação COPPETEC, tendo coordenado o Escritório de Projetos da Unidade EMBRAPII da COPPE/UFRJ. Coordenou o projeto Impacto do ecossistema de startups de cleantech no setor elétrico brasileiro. Atualmente, coordena o Projeto Ecossistema de Energia e Sustentabilidade do Rio de Janeiro no Programa MIT REAP (Regional Entrepreneurship Acceleration Program).

MARCOS CAVALCANTI - Doutor em Informática, Université de Paris XI - (Paris-Sud). Professor do Programa de Engenharia da Produção, Coppe – UFRJ e professor convidado do curso de pós-graduação de Ciências da Informação (IBICT/UFRJ). Coordenador Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), laboratório para empreendedorismo, gestão do conhecimento e inovação da Coppe/UFRJ fundado em 1998.

INFORMAÇÕES
Data: 16/09 - quarta-feira

Horário: 17h

Transmissão: Canal do Youtube do CRIE UFRJ