
Apresentação
Saiba MaisVivemos num mundo onde, pela primeira vez, o conhecimento supera os fatores tradicionais de produção - terra, capital, trabalho, matéria prima e energia - no processo de criação de riqueza. Não importa onde você trabalhe (agricultura, indústria ou serviços), a competição é cada vez mais baseada na capacidade de transformar informação em conhecimento e conhecimento em valor. Informação, conhecimento, criatividade e inovação são, assim, ingredientes básicos para todas as pessoas e organizações que atuam nesta nova sociedade, sejam elas públicas ou privadas.
Diferencial
Os MBA's tradicionais têm programas extremamente bem desenvolvidos, mas com enfoque nos fatores clássicos de produção: capital (finanças), trabalho (recursos humanos) e logística.
O MBKM - Master on Business and Knowledge Management se destaca por seu pioneirismo e por sua constante investigação sobre o tema gestão na sociedade do conhecimento. Criado em 1999, o MBKM surgiu como uma opção de vanguarda aos cursos de gestão empresarial oferecidos por outras escolas. A equipe, formada por professores e pesquisadores do Crie/UFRJ, entende a importância de preparar os profissionais das mais diversas organizações brasileiras para lidarem suas organizações na superação dos desafios colocados pela sociedade do conhecimento.
Público-alvo
Saiba MaisOs participantes do MBKM, em geral, pertencem a um dos seguintes perfis:
1. Gestores que ocupam posições de liderança em suas empresas e que procuram, no MBA, uma capacitação diferenciada, que os permita compreender e agir nesta nova economia, assim como conhecer as experiências de outras empresas.
2. Gestores que acabaram de assumir posições de destaque e/ou comando na organização e que procuram, no MBA, metodologias e instrumentos para surpreender e terem bom desempenho nas posições que passaram a ocupar.
3. Profissionais que pretendem ocupar posições executivas em suas organizações e que precisam complementar sua formação através do nosso curso.
4. Profissionais que já são ou pretendem ser empreendedores e precisam de ajuda na definição e operacionalização de ser negócio
Pré-requisito
Saiba MaisCurso superior, conhecimento da língua inglesa (no mínimo para leitura).
Coordenação
Saiba Mais
Marcos Cavalcanti
Fundou o Crie em 1988. É doutor em Informática pela Université de Paris XI, professor da COPPE/UFRJ (Programa de Engenharia de Produção) e coordena os cursos de pós-graduação MBKM (Master on Business and Knowledge Management) e WIDA (Web Intelligence & Digital Ambience)
É Membro do Board do New Club of Paris, editor da Revista Inteligência Empresarial e coautor dos livros O Conhecimento em Rede e Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento e Gestão Eletrônica de documentos e Que ferramenta devo usar.
email: marcos@crie.ufrj.br
Informações
Saiba Mais-
Dias das Aulas
Aulas quinzenais
Sextas - 18:00 às 21:00
Sábados – 08:00 às 18:00 -
Duração
80 horas
(cerca de 3 meses) -
Local do Curso
Centro da Cidade, RJ.
-
Certificado
O curso é reconhecido pelo MEC e fornece um certificado oficial da COPPE/UFRJ.
-
Material Didático
Material será fornecido quando necessário.
-
Outras informações?
mbkm@crie.ufrj.br
UFRJ – Centro de Tecnologia
Bloco i-2002 / Sala 014c
Ilha do Fundão
Cidade Universitária
Programa do curso
Saiba Mais
Sociedade do Conhecimento
Situação do indivíduo no contexto da sociedade do conhecimento, indicando as características da economia do conhecimento, o novo perfil de profissional demandado e o papel do Brasil neste novo contexto.
Novos Modelos de Negócios
Apresentação dos novos modelos de negócio viabilizados pelas novas tecnologias da informação e comunicação, a internet, o comércio eletrônico e o governo digital.
Ciência das Redes
Apresentação dos princípios da complexidade para um público multidisciplinar. Esses princípios fundamentam as novas metodologias e ferramentas que ajudam na gestão de sistemas complexos como a sociedade e as organizações.
Inteligência Empresarial
Apresentação de um novo modelo de gestão de empresas através do capitais do conhecimento. Além da exposição teórica, estudos de caso darão aos participantes uma visão da efetividade do modelo.
Alma do Negócio
Introdução da ideia do valor dos intangíveis em um negócio. Focaliza o papel do Homem na sociedade contemporânea a partir de dois conceitos, usualmente tratados como contraditórios: Alma e Negócio. O módulo propõe tratá-los sob o ponto de vista da complementaridade, uma forma mais inteligente de intervenção no mundo atual.
Organizações que Aprendem
Apresentação do conceito de que as organizações se desenvolvem à medida que seus colaboradores adquirem experiência. A organização que estimula a geração e o compartilhamento de conhecimento precisa ter estrutura e processos compatíveis com essa dinâmica.
Novas tendências e estratégias para o conhecimento em rede
Apresentação de uma nova Governança da Espécie a partir do reconhecimento de que o nosso ambiente cognitivo está mudando rapidamente com as tecnologias digitais.
Tópico Especial em Gestão na Sociedade do Conhecimento
Workshop sobre o tema da Inovação na Sociedade do Conhecimento. Serão convidados especialistas e empresas que estão fazendo a diferença no novo paradigma produtivo do século XXI.
Próximas Turmas
Saiba MaisA definir.
Investimento
Saiba Mais80 horas: R$ 7.700,00 (05 x R$1.540,00)
ou R$ 6.950,00 à vista
Inscrições
Saiba MaisInformações e inscrições: mbkm@crie.ufrj.br ou (21) 3942-7843
UFRJ – Centro de Tecnologia (CT) - Bloco I -2000 / Sala 014c - subsolo Ilha do Fundão - Cidade Universitária - Rio de Janeiro
Este curso faz parte das seguintes áreas de pesquisa: