Menu Busca
Cursos

Network Science School (NSS) On-line

Apresentação

Saiba Mais

NSS é um programa de formação intensivo para capacitar os participantes em métodos e técnicas de análise de redes sociais. O programa é uma parceria entre Brasil e Portugal. A primeira turma foi realizada em junho de 2019 na Universidade de Évora e possibilitou, além da dimensão formativa, a construção de networking entre alunos, docentes e investigadores, nacionais e estrangeiros, que desenvolvem trabalhos em redes sociais. 


Diferencial

• Potencializar a criação e o fortalecimento de redes de trabalho cooperativo entre analistas de redes sociais;

• Divulgar ferramentas/metodologias de estudo/aplicação da análise de redes sociais (ARS) nos vários objetos; e

• Discutir tendências e desafios teóricos e metodológicos da análise de redes sociais. 

Público-alvo

Saiba Mais

Pessoas que atuam como analistas e pesquisadores de redes sociais, técnicos da intervenção social, estudantes de várias áreas científicas, docentes dos vários níveis de ensino, técnicos de organizações sociais (empresas, ONG, municípios etc.) e interessados em geral.

Pré-requisito

Saiba Mais
Conhecimentos básicos de análise de redes sociais.

Coordenação

Saiba Mais
Foto de Joaquim Fialho
Joaquim Fialho

É doutor em Sociologia pela Universidade de Évora e atualmente um dos mais conceituados analistas de redes sociais de Portugal. Escreveu diversos artigos e livros sobre o tema e é coordenador do Congresso Internacional de Redes Sociais (CIReS). Tem participado como conferencista convidado de vários eventos sobre redes sociais e coordenado projetos de investigação sobre o tema. É ainda investigador integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (Portugal).




Fábio Gouveia

É Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz / Brasil, líder do Grupo de Pesquisa Ciência, Dados, Redes e Metrias - (Scimetrics) e participa como pesquisador na Rede Zika Ciências Sociais. Biólogo, mestre em Microbiologia e Imunologia e doutor em Química Biológica (Educação, Gestão e Difusão de Biociências), fez um pós-doutoramento curto como Visiting Fellow da Katolieke Universiteit Leuven (Bélgica) selecionado no edital 2009 do Coimbra Group Scholarships Programme for Young Professors and Researchers from Latin American Universities. Desenvolve pesquisas na área Ciência da Informação com ênfase em Estudos Métricos da Informação (Cientometria, Webometria, Altmetria e Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação), Métodos Digitais, STS, Data Science e Tecnologia Blockchain, e na área de Divulgação Científica e Comunicação em Saúde, com ênfase em estudos sobre internet e mídias sociais.

Informações

Saiba Mais
  • Dias das Aulas

    Dias 03, 10, 17 e 24/09, das 17h às 18h30.

  • Duração

    6 horas

  • Local do Curso

    Uso do aplicativo de videoconferência Zoom.

  • Certificado

    Será fornecido certificado reconhecido pelo Crie.

  • Material Didático

    Material fornecido quando necessário.

  • Outras informações?

    E-mail: info@crie.ufrj.br.

Programa do curso

Saiba Mais

O curso apresenta os principais conceitos da Análise das Redes Sociais (ARS) e a utilização de ferramentas de análise e visualização de redes como VosViewer e Gephi, permitindo estudar redes "invisíveis", espontâneas e não-intencionais oriundas das relações.


Próximas Turmas

Saiba Mais

Setembro de 2020.

Investimento

Saiba Mais

R$ 100,00

Membros que aderiram ao Crie Conecta até 31/08/20 têm 50% de desconto neste curso on-line.

Inscrições

Saiba Mais

Inscrições clique aqui! (vagas limitadas)

Este curso faz parte das seguintes áreas de pesquisa: