Menu Busca
Cursos

MBKM - 360 horas

Apresentação

Saiba Mais

Vivemos num mundo onde, pela primeira vez, o conhecimento supera os fatores tradicionais de produção - terra, capital, trabalho, matéria prima e energia - no processo de criação de riqueza. Não importa onde você trabalhe (agricultura, indústria ou serviços), a competição é cada vez mais baseada na capacidade de transformar informação em conhecimento e conhecimento em valor. Informação, conhecimento, criatividade e inovação são, assim, ingredientes básicos para todas as pessoas e organizações que atuam nesta nova sociedade, sejam elas públicas ou privadas.


Diferencial

Os MBA's tradicionais têm programas extremamente bem desenvolvidos, mas com enfoque nos fatores clássicos de produção: capital (finanças), trabalho (recursos humanos) e logística. 
O MBKM - Master on Business and Knowledge Management se destaca por seu pioneirismo e por sua constante investigação sobre o tema gestão na sociedade do conhecimento. Criado em 1999, o MBKM surgiu como uma opção de vanguarda aos cursos de gestão empresarial oferecidos por outras escolas. A equipe, formada por professores e pesquisadores do Crie/UFRJ, entende a importância de preparar os profissionais das mais diversas organizações brasileiras para lidarem suas organizações na superação dos desafios colocados pela sociedade do conhecimento.

Público-alvo

Saiba Mais

Os participantes do MBKM, em geral, pertencem a um dos seguintes perfis:

1. Gestores que ocupam posições de liderança em suas empresas e que procuram, no MBA, uma capacitação diferenciada, que os permita compreender e agir nesta nova economia, assim como conhecer as experiências de outras empresas.

2. Gestores que acabaram de assumir posições de destaque e/ou comando na organização e que procuram, no MBA, metodologias e instrumentos para surpreender e terem bom desempenho nas posições que passaram a ocupar.

3. Profissionais que pretendem ocupar posições executivas em suas organizações e que precisam complementar sua formação através do nosso curso.

4. Profissionais que já são ou pretendem ser empreendedores e precisam de ajuda na definição e operacionalização de ser negócio.

Pré-requisito

Saiba Mais

Curso superior, conhecimento da língua inglesa (no mínimo para leitura), currículo profissional compatível com o curso e aprovação em prova de seleção.

Coordenação

Saiba Mais
Foto de Marcos Cavalcanti
Marcos Cavalcanti

Fundou o Crie em 1988. É doutor em Informática pela Université de Paris XI, professor da COPPE/UFRJ (Programa de Engenharia de Produção) e coordena os cursos de pós-graduação MBKM (Master on Business and Knowledge Management) e WIDA (Web Intelligence & Digital Ambience)

É Membro do Board do New Club of Paris, editor da Revista Inteligência Empresarial e coautor dos livros O Conhecimento em Rede e Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento e Gestão Eletrônica de documentos e Que ferramenta devo usar
email: marcos@crie.ufrj.br

Informações

Saiba Mais
  • Dias das Aulas

    Aulas quinzenais
    Sextas -  18:00 às 21:00 
    Sábados – 08:00 às 18:00

  • Duração

    360 horas

    (cerca de 14 meses)

  • Local do Curso

    Centro da Cidade, RJ.



  • Certificado

    O curso é reconhecido pelo MEC e fornece um certificado oficial da COPPE/UFRJ.

  • Material Didático

    Material será fornecido quando necessário.

  • Outras informações?

    mbkm@crie.ufrj.br

    UFRJ – Centro de Tecnologia
    Bloco i-2002 / Sala 014c
    Ilha do Fundão
    Cidade Universitária

Programa do curso

Saiba Mais

Baixe o pdf.

O curso de pós-graduação em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (360 horas) está estruturado em torno de um projeto final. O objetivo é que o aluno chegue ao final do curso com um projeto prático de Gestão do Conhecimento (GC) em condições de ser implantado. A disciplina Projeto acontece ao longo de todo o curso, de forma a propiciar a incorporação do conhecimento adquirido. Os conceitos básicos para a realização deste projeto são apresentados ao longo de sete módulos:

Módulo 1 - Sociedade do Conhecimento

Este módulo se desenvolve à luz da ciência das redes que estuda a complexidade de sistemas formados por pessoas, como a sociedade e as organizações. Situaremos o indivíduo no contexto da sociedade do conhecimento, apresentando os novos paradigmas da economia em rede, o perfil de profissional demandado e o papel do Brasil neste contexto.

Módulo 2 - Novos Modelos de Negócios

A emergência do ecossistema digital está mudando paradigmas na economia e nas organizações. Este módulo apresenta as novas tendências e estratégias para o conhecimento e os modelos de negócio viabilizados pelas novas tecnologias da informação e comunicação, a internet, o comércio eletrônico e o governo digital.

Módulo 3 - Inteligência Empresarial

Este módulo apresenta um novo modelo de gestão de empresas na sociedade do conhecimento. Apresentaremos os Capitais do Conhecimento (Ambiental, de Relacionamento, Estrutural e Humano) e a Metodologia Crie para a gestão desses capitais. Além de aulas teóricas, estudos de casos propiciarão aos alunos segurança em sua aplicação.

Módulo 4 - Estruturas Organizacionais

O desenvolvimento das organizações em direção à Sociedade Global do Conhecimento requer novas posturas em relação aos sistemas gerenciais, aos processos e à criação de talentos. Este módulo apresenta os conceitos de gestão sistêmica, learning organization, organizações virtuais e em rede.

Módulo 5 - Ferramentas para Gestão do Conhecimento

Embora a gestão do conhecimento não possa ser reduzida à uma mera compra e uso de ferramentas, não se pode pensar numa efetiva prática sem elas. Serão apresentadas as principais tecnologias que apoiam um projeto de gestão do conhecimento para tomada de decisão, inovação e sinergia da informação.

Módulo 6 - Avaliação de Ativos Intangíveis

Os ativos intangíveis são a alma da organização do século XXI e precisam de uma gestão especial. Como não se pode gerenciar o que se desconhece, a avaliação de ativos intangíveis tornou-se um tema premente e na fronteira do conhecimento. Este módulo apresentará a importância dos intangíveis, seus princípios e conceitos associados e metodologias para avaliação desses ativos.

Módulo 7 - Projeto Final do Curso

O módulo Projeto visa a aplicação do conhecimento adquirido no curso. É o módulo de maior duração, onde o aluno desenvolverá um projeto propondo a utilização da GC para um novo modelo de negócio, redesenho de processos, gestão por competências, mapeamento do conhecimento, gestão dos capitais do conhecimento, inteligência competitiva, inovação, tomada de decisão, entre outros.

Próximas Turmas

Saiba Mais

Início das aulas: março/2017

Investimento

Saiba Mais

R$18.750,00 (15 x R$ 1.250,00)
ou R$ 16.800,00 à vista


Inscrições

Saiba Mais

Clique aqui!
email: mbkm@crie.ufrj.br ou tel:  (21) 3942-7843
UFRJ – Centro de Tecnologia (CT) - Bloco I -2000 / Sala 014c - subsolo Ilha do Fundão - Cidade Universitária - Rio de Janeiro

Este curso faz parte das seguintes áreas de pesquisa:

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'imagick' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: