Menu Busca
Destaques

Destaques

CRIE INDICA

Encontros CRIE abordará o tema - O Papel dos Intangíveis na economia do conhecimento

I - De acordo com estudo baseado em complexidade econômica realizado pelo CRIE, o Rio de Janeiro pode ser tornar um polo de desenvolvimento de games. NewZoo informou que indústria de games no Brasil movimentou, em 2018, aproximadamente US$ 1,5 bilhão com 66,3 milhões de jogadores. Em 2019, estão previstos os eventos Geek & Game Rio Festival, GAME XP e Finais da PRO LEAGUE DE RAINBOW SIX no Rio de Janeiro.

II - Segundo o Sebrae, a atividade do AirBnB na cidade do Rio de Janeiro, em 2016, respondeu por R$ 956 milhões no PIB do município. Segundo estudo inédito da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre impacto socioeconômico local da plataforma esse valor equivale a 29,5 mil novos empregos.

III - Relatório divulgado pela UBER, em 11/04/2019, informou que a receita da empresa no mercado brasileiro, em 2018, foi de quase 1 bilhão de dólares. Atualmente a empresa tem mais de 600 mil motoristas parceiros no Brasil, está presente em mais de 100 cidades, acumulando 22 milhões de usuários brasileiros e acaba de fechar acordo com o Serpro para checar os dados de veículos e motoristas em tempo real.

IV - Estudo sobre o impacto econômico do WEWORK na cidade de Londres, realizado pelo Centre for Economics and Business Research, identificou que a empresa contribui direta e indiretamente, por meio da formação da rede de multiplicadores dos seus negócios,com um valor agregado à economia local de 6,3 bilhões de libras. Valor igual à economia de cidades turísticas nos arredores de Londres.

V- Em estudo publicado em abril de 2019 pela revista Exame, as plataformas de aplicativos (Uber, 99, Ifood...) já são os maiores "empregadores" no Brasil: quase 4 milhões de brasileiros têm elas como principal fonte de renda.

É uma revolução econômica e social que está em curso, mas ainda usamos modelos antigos para avaliar e medir o impacto destes negócios intensivos em conhecimento. Há dez anos, junto com o BNDES, o CRIE (Centro de Referência em Inteligência Empresarial) desenvolveu uma metodologia de Avaliação de Ativos Intangíveis que foi implantada e está em operação no Banco. Mas até hoje ainda são poucas empresas que entenderam a importância dos intangíveis para a economia e a sociedade.

Convidamos você para debater no dia 21/05, das 14 às 17 horas, no BNDES, a relevância dos ativos intangíveis na nova economia com profissionais de vários segmentos do mercado, especialistas e representantes da academia. O evento tem vagas limitadas. Nosso objetivo é capturar impressões e opiniões sobre o impacto dos intangíveis no mundo dos negócios nos ecossistemas de cultura, esporte, turismo, tecnologias de informação e mobilidade urbana. 

Este encontro é uma iniciativa do Centro de Referência em Inteligência Empresarial - CRIE/COPPE/URFJ e será coordenado por Marcos Cavalcanti.

IMPORTANTE: Maiores informações poderão ser obtidas pelo email: sins@crie.coppe.ufrj.br

Dia: 21 de maio (terça-feira) 
Horário: 14 às 17 horas
Local: BNDES 
Inscrições clique aqui!
Vagas Limitadas