Menu Busca
Destaques

Destaques

CRIE INDICA

II Encontros CRIE - Gestão da Educação no Século XXI

Todo mundo acha que a educação é a prioridade das prioridades, mas entra governo e sai governo e nada de significativo é feito para preparar o Brasil para entrar no século XXI, na sociedade do conhecimento.

E não é por falta de dinheiro. O percentual do PIB brasileiro dedicado à educação é maior do que em países desenvolvidos. Quando o cálculo é feito levando em consideração o investimento anual por aluno, no entanto, valor mal chega à metade da média na OCDE. Eliane Oliveira. 06/07/2018 - 10:43 / Atualizado em 05/03/2019 - 15:33 - Site do Globo - https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/percentual-do-pib-brasileiro-dedicado-educacao-maior-do-que-em-paises-desenvolvidos-22858629. Para Viviane Sena, presidente do Instituto Ayrton Senna, o Brasil ainda está atrasado por privilegiar “achismos” e o partidarismo em vez de evidências científicas. André Jankavski 12 jun 2019, 06h00 - Revista Exame https://exame.abril.com.br/brasil/o-problema-da-educacao-nao-e-a-falta-de-dinheiro-diz-viviane-senna/?fbclid=IwAR3bTqHEoLDzfPNzmEleNKBvw-8hsxC4_6P1Edj7x_PAX90Jx48Hf_3cnPY 

Enquanto o mundo está preocupado com a revolução econômica e social em curso, e em como promover inovação e desenvolvimento sustentável na criação de valor por meio de uma economia dos intangíveis, o Brasil padece com a falta de educação no ensino básico, falta de gestão e falta de formação profissional da força de trabalho. O desenvolvimento de competências e habilidades humanas - capaz de promover a inovação - passa pela existência de políticas públicas adequadas que permitam a agregação de valor que só podemos obter com melhores resultados na educação. Então, o que falta para o Brasil: gestão ou políticas publicas? Ou os dois?  

Este contexto será o centro do debate do II Encontros CRIE, que acontecerá dia 14/10, segunda-feira, de 14:00 às 17:00, no Centro do Rio. Discutiremos os dilemas da gestão da educação com a presença de profissionais de vários segmentos do mercado, especialistas e representantes da academia, como: 

 
Ricardo Henriques - Economista e superintendente executivo do Instituto Unibanco. Foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. Foi assessor especial do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). No Rio de Janeiro foi secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, quando desenvolveu o Programa UPP Social. É membro do Conselho de Administração do Todos pela Educação, Anistia Internacional, GIFE, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Sou da Paz e do Instituto Natura.   


Marcos Cavalcanti
 - Doutor em Informática, Université de Paris XI - (Paris-Sud). Professor do Programa de Engenharia da Produção, Coppe – UFRJ e professor convidado do curso de pós-graduação de Ciências da Informação (IBICT/UFRJ). Coordenador Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), laboratório para empreendedorismo, gestão do conhecimento e inovação da Coppe/UFRJ fundado em 1998.   


Larriza Thurler
 - Doutorado em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ), com Mestrado em Comunicação (UERJ) e MBA em Inovação e Gestão Estratégica (HSM). É graduada em Comunicação (UERJ) e certificada em Gestão de Projetos (IBMEC). Fez parte da equipe responsável por projeto corporativo de Gestão do Conhecimento no SEBRAE/RJ. É pesquisadora no Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE) - COPPE/UFRJ.   O evento é gratuito e foi pensado para convidados especiais como você: sendo assim, estamos abrindo as inscrições antes para os membros do CRIE CONECTA. Mas as vagas são realmente limitadas; vocês devem garantir sua inscrição o quanto antes.  

INFORMAÇÕES GERAIS
II Encontros CRIE - tema "Gestão da Educação no Século XXI"
Dia: 14 de outubro (segunda-feira)
Horário: 14 às 17 horas
CRAB - Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro - Praça Tiradentes,  69-71 - Centro, Rio de Janeiro   
Inscrição: Clique aqui!

Até lá!