Menu Busca
Destaques

Destaques

Curso online

O CANVAS DO CONHECIMENTO

Aprenda a mapear conhecimento usando design thinking.

Imagine ter clareza dos conhecimentos críticos de sua organização, das necessidades de treinamento de sua equipe e dos fluxos de conhecimento de projetos complexos de forma colaborativa, ágil e visual. O KMAP Canvas - Knowledge Map Canvas é uma prática de mapeamento de conhecimento que aplica design thinking para atender às necessidades de profissionais que precisam tomar decisões com agilidade, critério e com uma visão sistêmica do conhecimento.

Criada em 2017 por Larriza Thurler e Camila Pires, profissionais de gestão do conhecimento e ex-alunas da UFRJ, a metodologia tem apoio institucional do CRIE – Centro de Referência em Inteligência Empresarial, foi apresentada no SINS – II Simpósio Internacional Network Science e é ensinada num curso online, realizado em parceria com a Rede Indigo.

O curso online inclui videoaulas, apostilas, fórum, o canvas para download em três formatos, além de quiz e certificado. A boa notícia é que alunos, ex-alunos e profissionais ligados ao CRIE têm bolsa de 20%. Conheça o programa completo e inscreva-se utilizando este link.  (o desconto é aplicado diretamente no carrinho de compra).

Por que um canvas para mapear conhecimento? 

O cenário de negócios no contexto pós Quarta Revolução Industrial está mais complexo, dinâmico e multidisciplinar, demandando novas formas de estímulo à criação e disseminação de conhecimento. A Gestão do Conhecimento (GC) é cada vez mais relevante para que as empresas mantenham sua competitividade e sustentabilidade no mercado. Novos desafios requerem novas soluções e o KMAP Canvas é uma delas. Essa nova prática de GC possibilita mapear o conhecimento organizacional de maneira ágil, visual e colaborativa.

Ter visibilidade dos conhecimentos necessários para a empresa, organização ou equipe de projeto desempenhar suas atividades com excelência possibilita que sejam tomadas decisões estratégicas para sua sustentabilidade e competitividade. Essa análise é dinâmica, porque o cenário de negócios está em constante transformação. As competências necessárias e os conhecimentos que eram críticos cinco anos atrás não serão os mesmos nos próximos cinco anos.

Por ser uma prática para mapear o conhecimento que usa a abordagem dinâmica do design thinking, o KMAP Canvas é ideal para acompanhar essas mudanças e propiciar análises mais atualizadas, de modo a subsidiar soluções mais aderentes aos desafios organizacionais. Técnicas visuais e discussões exploratórias tendem a gerar insights construtivos e ações assertivas.

Como funciona o KMAP Canvas?

O KMAP Canvas é composto por nove blocos que cobrem as principais áreas contempladas em um mapeamento de conhecimento organizacional: estratégia (contexto, direcionadores estratégicos e impactos); pessoas (competências essenciais, criadores de conhecimento e aplicações) e processos (entregas de conhecimento, processos e canais de compartilhamento).

O objetivo do KMAP Canvas não é elaborar um documento estruturado e aprofundado, mas possibilitar diálogos, reflexões e ideias que podem gerar ações concretas com mais agilidade e efetividade. Ele estaria mais próximo de um mapa dinâmico e colaborativo, como um Google Maps, por exemplo, que aponta o melhor caminho para a elaboração de um plano de ação para aplicação prática.

A ferramenta pode ser utilizada por empresas de qualquer porte, áreas específicas da organização, equipes multidisciplinares, projetos e até por empreendedores e profissionais que desejam mapear seu escopo individual de trabalho. O ideal é que seja preenchido em equipe, composta por pessoas que tenham relação com o escopo definido, que entendam como funciona o fluxo do conhecimento a ser mapeado e que saibam informar sobre as entregas de conhecimento da organização.

Quer aprender a utilizar o KMAP Canvas? Neste link você encontra as informações detalhadas do curso online e poderá se inscrever com 20% de desconto por tempo limitado.