Menu Busca
Destaques

Destaques

Uma das maiores especialistas do mundo, Jeannette Wing, da Universidade de Columbia fará palestra dia 09/05 na COPPE.

O computador pensa?

Métodos e modelos computacionais nos permitem resolver problemas que nenhum de nós resolveria sozinho. A questão se o computador é inteligente ou é capaz de "pensar" é uma questão que sempre provocou um grande debate. Na verdade, a questão ficaria melhor colocada se perguntássemos: o que os humanos podem fazer melhor que os computadores e o que os computadores podem fazer melhor que os humanos? 

A busca por respostas a estas questões criou um campo da ciência chamado de Pensamento Computacional (Computational Thinking) e uma das maiores especialistas do mundo é Jeannette Wing, da Universidade de Columbia, nos EUA. Ela fará uma palestra dia 9 de maio, das 10h30 às 12h00, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), Cidade Universitária. A palestra faz parte do Ciclo de Seminários PESC, promovido pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe.  

A professora pretende aproveitar a oportunidade para conversar com professores e alunos da Coppe que atuam ou tem interesse em Big Data, Data Science, Machine Learning e outras técnicas similares. O objetivo é estabelecer parcerias de cooperação científica e tecnológica.

O evento acontece às vésperas do início da 5ª turma do WIDA (Web Intelligence and Digital Ambience), o MBA em Big Data Estratégico da Coppe/UFRJ, que  busca prepara profissionais de diversos setores (não apenas os iniciados em informática) para ver, pensar e agir de modo estratégico sobre redes e dados digitais. Ficou interessado? O processo seletivo ainda está aberto - clique aqui!