Menu Busca
Destaques

Destaques

WEBINAR CRIE - 27/05 - 17h

Potencialidades e fragilidades da análise de redes sociais

Hoje, todos nós falamos de redes e interagimos através de redes. A sociedade é, indiscutivelmente, a mais complexa e ancestral rede social. As redes sociais virtuais, como uma invenção deste século, associada a uma dimensão de análise apresenta uma multidisciplinaridade de perspectivas difíceis de compreensão. Neste webinar buscaremos clarificar alguns conceitos para assim fomentar um debate sobre as potencialidades e fragilidades existentes ao analisar as redes sociais e para onde nos leva a sociedade das redes.

O Crie (Centro de Referência em Inteligência Empresarial), da COPPE/UFRJ, realizará a sexta edição do Encontros Crie, abordando o tema Potencialidades e fragilidades da análise de redes sociais, quarta, dia 27 de maio, às 17h (Brasília).


PARTICIPANTES
JOAQUIM FIALHO - É doutor em Sociologia pela Universidade de Évora e atualmente um dos mais conceituados analistas de redes sociais de Portugal. Escreveu diversos artigos e livros sobre o tema e é coordenador do Congresso Internacional de Redes Sociais (CIReS). Tem participado como conferencista convidado de vários eventos sobre redes sociais e coordenado projetos de investigação sobre o tema. É ainda investigador integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (Portugal).


FÁBIO GOUVEIA
- É Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz / Brasil, líder do Grupo de Pesquisa Ciência, Dados, Redes e Metrias - (Scimetrics) e participa como pesquisador na Rede Zika Ciências Sociais. Biólogo, mestre em Microbiologia e Imunologia e doutor em Química Biológica (Educação, Gestão e Difusão de Biociências), fez um pós-doutoramento curto como Visiting Fellow da Katolieke Universiteit Leuven (Bélgica) selecionado no edital 2009 do Coimbra Group Scholarships Programme for Young Professors and Researchers from Latin American Universities. 

Desenvolve pesquisas na área Ciência da Informação com ênfase em Estudos Métricos da Informação (Cientometria, Webometria, Altmetria e Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação), Métodos Digitais, STS, Data Science e Tecnologia Blockchain, e na área de Divulgação Científica e Comunicação em Saúde, com ênfase em estudos sobre internet e mídias sociais.


MARCOS CAVALCANTI - Doutor em Informática, Université de Paris XI - (Paris-Sud). Professor do Programa de Engenharia da Produção, Coppe – UFRJ e professor convidado do curso de pós-graduação de Ciências da Informação (IBICT/UFRJ).

Coordenador Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), laboratório para empreendedorismo, gestão do conhecimento e inovação da Coppe/UFRJ fundado em 1998.

INFORMAÇÔES
Data: 27/05 (quarta-feria)
Horário: 17h
Transmissão via Youtube do CRIE (CRIE UFRJ)