
Gestão do Conhecimento
A economia do conhecimento
desloca o eixo de produção da riqueza e do desenvolvimento para setores que
usam de forma intensiva o conhecimento. Se antes o que gerava riqueza e poder
eram os fatores de produção tradicionais – terra, capital e trabalho - hoje,
segundo o Banco Mundial, 64% da riqueza mundial advém do conhecimento.
Esta mudança está causando uma
profunda transformação no ambiente de negócios e na vida das pessoas. Pode
configurar-se como ameaça, se continuarmos a administrar nossas empresas e o
país como sempre fizemos, ou como oportunidade porque permite que novos atores
explorem as novas demandas criadas e obtenham sucesso e destaque.
O Crie possui um dos cursos mais
conceituados do Brasil sobre gestão do conhecimento. Pioneiro no Brasil, o MBKM
(Master on Business and Knowledge Management) já formou mais de 1.000 pessoas desde
1988 e vários projetos desenvolvidos no curso foram implantados com sucesso em
diversas instituições públicas e privadas.
Atuamos também ajudando às
empresas a redesenharem seus modelos de gestão para incorporar o conhecimento,
não apenas como mais um fator a ser gerenciado, mas como fator essencial do
processo de criação de riqueza.
O Projeto Ecossistema de Energia e Sustentabilidade do Rio de Janeiro e o Programa MIT/REAP
Webinar CRIE - 16/09 - 17h
Oportunidades para se reinventar: experiências de novos modelos de negócios durante a pandemia
Webinar CRIE - 19/08 - 17h
O que estamos aprendendo com a atual crise?Webinar CRIE - 22/07 - 17h
Oportunidades para se reinventar: experiências de pequenos negócios durante a pandemia.
Lançamento da 42ª edição da Revista Inteligência EmpresarialSugestões,críticas e submissão de artigos
Revista Inteligência Empresarial
A Revista Inteligência Empresarial (CRIE) é um periódico científico eletrônico destinado à divulgação de produções científicas.Cursos
Saiba MaisProjetosveja todos os projetos de conhecimento
-
Webinar CRIE - 16/09 - 17h
(Kinda)
Saiba MaisEm agosto de 2020 o Rio de Janeiro foi selecionado para ser uma das 8 regiões a serem aceleradas pelo inovador programa do MIT no ciclo 2021/2022. Ao longo dos próximos 2 anos serão construídas diversas intervenções estratégicas cujo objetivo conjunto é transformar o Rio de Janeiro no “Vale do Silício” da Energia e Sustentabilidade. A construção de um i-Ecossistema se faz através da presença e parceria de vários atores, cinco na metodologia do MIT: Universidade, Corporações, Governo, Empreendedores e Investidores. Neste momento inicial contamos com instituições de peso como COPPE/UFRJ, Petrobras, Furnas, Dep. Paulo Ganime (NOVO), Hacking.Rio e MSW Capital representando as cinco pontas da estrela. A ideia, entretanto, é expandir bastante esse grupo e engajar toda a comunidade em prol deste promissor objetivo de tornar o Rio de Janeiro um polo global de inovação e empreendedorismo nas áreas de energia e sustentabilidade.
O Crie (Centro de Referência em Inteligência Empresarial), da COPPE/UFRJ, realizará a décima quarta edição do Encontros Crie, abordando o tema O Projeto Ecossistema de Energia e Sustentabilidade do Rio de Janeiro e o Programa MIT/REAP, quarta, dia 16 de setembro, às 17h (Brasília) no canal CRIE UFRJ do youtube.
CONVIDADOS
HUDSON MENDONÇA é formado pelo Instituto de Economia da UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão e Inovação pela COPPE/UFRJ e Doutor em Administração no IAG/PUC-Rio com foco em Estratégia e Corporate Venturing. Ocupou diversas posições estratégicas relacionadas à inovação, como: Subsecretário do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Superintendente e Gerente de diversas áreas da Finep, incluindo a avaliação e participação como membro de Comitês de Investimento de diversos fundos de Seed e Venture Capital. Atuou como avaliador/mentor de mais de 200 startups em programas como o InovAtiva Brasil, 100 Open Startups, Iniciativa na Cadeia de Valor, Prêmio Finep de Inovação etc. Participou, ainda, como coordenador e pesquisador de variadas pesquisas relevantes relacionadas à área, como o Panorama de Corporate Venture do Brasil da Harvard Alumni Angels, o ranking 100 Startups to Watch do Grupo Globo (PEGN, Época Negócios e Valor Econômico) e o Mapa de Impacto das Startups no Setor de Energia da COPPE/FGV/EDP. É, também, o atual Diretor do Comitê de Tecnologias Limpas da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Champion do Programa MIT REAP (Regional Entrepreneurship Acceleration Program) no Rio de Janeiro.MARCUS VINICIUS FONSECA é Eng. Químico pela Escola de Química da UFRJ, Mestre em Eng. Química pela COPPE/UFRJ e Doutor em Eng. Química pela Escola Politécnica da USP. Professor Titular da UFRJ, atuando no Programa de Pós-Graduação em Eng. de Produção da COPPE. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (2017-2020). No âmbito tecnológico, recebeu o Prêmio Vöst-Alpine da ABM por trabalho na área de aproveitamento de rejeito industrial. Foi Winner do Mining Lab promovido pela NEXA no tema Economia Circular por projeto relacionado à imobilização e aproveitamento de rejeitos do processamento de minérios de zinco. É autor de cinco patentes na área de aproveitamento de rejeitos industriais. É docente nas disciplinas de Inovação nas Organizações e na de Inovação e seus Mapas na COPPE/UFRJ, e no curso de extensão Inovação, o novo idioma para a competitividade. É coautor de modelos de avaliação empresarial relacionados à Cultura de Inovação, Grau de Maturidade, Horizontes Empresariais e Potencial de Inovação. Atua como coordenador de projetos da Fundação COPPETEC, tendo coordenado o Escritório de Projetos da Unidade EMBRAPII da COPPE/UFRJ. Coordenou o projeto Impacto do ecossistema de startups de cleantech no setor elétrico brasileiro. Atualmente, coordena o Projeto Ecossistema de Energia e Sustentabilidade do Rio de Janeiro no Programa MIT REAP (Regional Entrepreneurship Acceleration Program).
MARCOS CAVALCANTI - Doutor em Informática, Université de Paris XI - (Paris-Sud). Professor do Programa de Engenharia da Produção, Coppe – UFRJ e professor convidado do curso de pós-graduação de Ciências da Informação (IBICT/UFRJ). Coordenador Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), laboratório para empreendedorismo, gestão do conhecimento e inovação da Coppe/UFRJ fundado em 1998.
INFORMAÇÕES
Data: 16/09 - quarta-feira
Horário: 17h
Transmissão: Canal do Youtube do CRIE UFRJ -
Webinar CRIE - 19/08 - 17h
(Kinda)
Saiba MaisAlém de um desafio para a saúde, a pandemia de Covid-19 está provocando uma ruptura nos modelos de negócios tradicionais. A Revista Inteligência Empresarial recebeu relatos de experiência e artigos sobre transformação digital, gestão do conhecimento, avaliação dos ativos intangíveis e decisão data-driven para sua 42ª edição (julho/2020).
Com base em relatos sobre empreendedorismo e intensificação do digital em diversos setores da economia e mudanças nos modelos tradicionais das empresas como no RH, o próximo Encontros Crie convidou as autoras dos relatos para falarem como se reinventaram e apostaram em novos modelos de negócios.São experiências que demonstram que a pandemia pode oferecer oportunidades de reinvenção e que, mesmo sendo considerado um fato inusitado e sem nenhum precedente, pode colaborar a entender o cenário futuro: após a pandemia a transformação digital será a nova realidade para o mundo dos negócios.
O Crie (Centro de Referência em Inteligência Empresarial), da COPPE/UFRJ, realizará a décima segunda edição do Encontros Crie abordando o tema Oportunidades para se reinventar: experiências de pequenos negócios durante a pandemia, quarta, dia 19 de agosto, às 17h (Brasília) no canal CRIE UFRJ do youtube.
CONVIDADAS E CONVIDADO
ANGÉLICA OLIVEIRA - Head de Educação & Tecnologia, Gerente de Projetos, Especialista em Comportamento e Consumo e Designer por formação, Angélica Oliveira está envolvida há cerca de 15 anos com o setor de Economia Criativa. Já prestou serviços de consultoria de pesquisa de tendências para o Groupe Carlin International, de Paris; pesquisa de campo para a Box 1824; Atualmente é Consultora de Aceleração Digital e Head de Educação na Plataforma Asta - uma tecnologia social que co-criou. A Plataforma oferece treinamentos, mentoria e aceleração via Escola de Negócios das Artesãs, para empreendedoras do setor de Artesanato de todo o Brasil.VANESSA CORREA ASSIS - Especialista em Gestão do Conhecimento, Inovação e Inteligência Empresarial pela COPPE/UFRJ. Gestão de Universidade Corporativa com experiência em T&D, Learning Experience Designer e Lifelong Learning.
JOYCE MEYER - Jornalista especializada em mídias digitais, com formação em Gestão Executiva pelo Coppead (UFRJ) e Gestão Estratégica pela Insead (França). Trabalhou durante 18 anos no Grupo Globo como editora de Economia, editora-executiva e editora-chefe do O Globo Online. No jornal, fundou a diretoria de Negócios Digitais. Pediu demissão do Globo em 2010 para criar o iDIGO- Núcleo de Inteligência Digital.
FABIANA MACIEIRA - Mestre em Lingüística Aplicada, Especialista em Gestão do conhecimento e Inteligência Empresarial pelo CRIE/COPPE, Coordenadora de RH (Gente&Gestão) na Radix Engenharia e Software.
Especialista em T&D, responsável pela coordenação Universidade Corporativa, estruturação de projetos, mapeamento de competências e atividades do ecossistemas da universidade corporativa, bem como sua interação sistêmica com os demais subsistemas e áreas da empresa.MARCOS CAVALCANTI - Doutor em Informática, Université de Paris XI - (Paris-Sud). Professor do Programa de Engenharia da Produção, Coppe – UFRJ e professor convidado do curso de pós-graduação de Ciências da Informação (IBICT/UFRJ). Coordenador Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), laboratório para empreendedorismo, gestão do conhecimento e inovação da Coppe/UFRJ fundado em 1998.
INFORMAÇÕES
Data: 19/08 - quarta-feira
Horário: 17h
Transmissão: Canal do Youtube do CRIE UFRJ -
Banco do Brasil Tecnologia e Sistemas – BBTS (Cobra Tecnologia)
(CRIE)
Saiba MaisDeterminação e sistematização de processos de cinco gerências executivas de duas diretorias, a saber, a Diretoria Financeira e Serviços Internos e a Diretoria de Serviços de Infraestrutura Bancária envolvendo o desenho de fluxogramas, preparação de descritivos, de matrizes de autoridade, consulta e informação e de painéis de indicadores de desempenho.
Com duração de oito meses, o trabalho foi desenvolvido com o intuito de fornecer uma base de referência para a implantação de uma nova versão de um ERP na empresa.
Visando prover suporte conceitual ao trabalho antecipadamente foram ministrados pelo CRIE no Rio de Janeiro e em Brasília cinco curso denominados ”Gestão Orientada por Processos” para aproximadamente 110 pessoas. -
Avaliação da Gestão de Tecnologia e Inovação - GTI do Setor Elétrico Brasileiro
(CRIE)
Saiba MaisAvaliação dos modelos de Gestão de Tecnologia e Inovação - GTI adotado pela Eletrobras e por suas subsidiárias, bem como do papel desempenhado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL.
O Crie auxilia a Coppe/UFRJ na realização de pesquisa e elaboração de notas técnicas para avaliar a gestão de tecnologia e inovação, o papel e o desempenho dos principais agentes e instituições atuantes no setor elétrico no país, possibilitando um melhor delineamento de um modelo de gestão que fortaleça a capacitação tecnológica nacional e incremente a capacidade inovativa do setor elétrico.
O objetivo específico é a avaliação dos modelos de Gestão de Tecnologia e Inovação - GTI adotado pela Eletrobras e por suas subsidiárias, bem como do papel desempenhado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel. Também merecerão idêntica atenção a Aneel e o CTENERG, de modo a evidenciar a atuação de cada um nas decisões de novos investimentos em tecnologia e inovação e no estímulo a melhorias na estrutura de gerenciamento das empresas do setor.
O segundo objetivo específico é a aplicação e validação do modelo de gestão desenvolvido na primeira etapa deste trabalho. Pretende-se que ao final do processo seja possível elaborar um Programa de P&d para todo o sistema Eletrobrás, compreendendo as áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, com base nos gargalos de todas as suas subsidiárias. -
Gestão do Conhecimento na Petrobras
(CRIE)
Saiba MaisAssessoria à coordenação de Gestão do Conhecimento da Petrobras na identificação, mapeamento e análise das diversas iniciativas de GC existentes no Sistema Petrobras
O Crie auxiliou na identificação das diversas iniciativas de gestão com foco no conhecimento e de ativos de conhecimento existentes no Sistema Petrobras de forma a permitir uma ação articulada, em rede, entre todos os atores envolvidos no processo de gestão do conhecimento, visando a otimização do uso desses recursos pela empresa e seu alinhamento com as estratégias da organização.
Para alcançar os objetivos propostos foram desenvolvidas atividades de:
- Sensibilização do Sistema Petrobras para a importância do compartilhamento e sistematização do conhecimento;
- Levantamento de percepção quanto ao estágio da Gestão do Conhecimento no Sistema Petrobras;
- Planejamento da implantação de uma Rede corporativa de integração e compartilhamento de conhecimento.
Centro de Estudos veja todo o material
-
Webinar CRIE - 16/09 - 17h
(Kinda) (2020)
Em agosto de 2020 o Rio de Janeiro foi selecionado para ser uma das 8 regiões a serem aceleradas pelo inovador programa do MIT no ciclo 2021/2022. Ao longo dos próxi
-
Webinar CRIE - 19/08 - 17h
(Kinda) (2020)
Além de um desafio para a saúde, a pandemia de Covid-19 está provocando uma ruptura nos modelos de negócios tradicionais. A Revista Inteligência Empresarial receb
-
Palestra A Crise de Governança e a Revolução Digital e do Conhecimento
(Prof. Marcos Cavalcanti) (2017)
Fev, 17.
Download/Visualizar -
Inteligência em Tempo Real
(Carolina Abrantes) (2016)
Palestra do dia 12/09 no 3º Seminário Big Data Brasil.
Download/Visualizar
-
Webinar CRIE - 16/09 - 17h
(Kinda) (2020)
Em agosto de 2020 o Rio de Janeiro foi selecionado para ser uma das 8 regiões a serem aceleradas pelo inovador programa do MIT no ciclo 2021/2022. Ao longo dos próxi
-
Webinar CRIE - 19/08 - 17h
(Kinda) (2020)
Além de um desafio para a saúde, a pandemia de Covid-19 está provocando uma ruptura nos modelos de negócios tradicionais. A Revista Inteligência Empresarial receb
-
Inovação - O elo entre a academia e a empresa
(Marcos Cavalcanti e Flavio Maia) (2017)
Marcos e Flavio discutem a importância entre o elo dos mundos empresarial e acadêmico para inovação.
Download/Visualizar -
3º Seminário Biga Data Brasil
(Marcos Cavalcanti e Luciana Sodré) (2016)
Confira as palestras.
Download/Visualizar
-
Webinar CRIE - 16/09 - 17h
(Kinda) (2020)
Em agosto de 2020 o Rio de Janeiro foi selecionado para ser uma das 8 regiões a serem aceleradas pelo inovador programa do MIT no ciclo 2021/2022. Ao longo dos próxi
-
Webinar CRIE - 19/08 - 17h
(Kinda) (2020)
Além de um desafio para a saúde, a pandemia de Covid-19 está provocando uma ruptura nos modelos de negócios tradicionais. A Revista Inteligência Empresarial receb
-
Webinar CRIE - 16/09 - 17h
(Kinda) (2020)
Em agosto de 2020 o Rio de Janeiro foi selecionado para ser uma das 8 regiões a serem aceleradas pelo inovador programa do MIT no ciclo 2021/2022. Ao longo dos próxi
-
Webinar CRIE - 19/08 - 17h
(Kinda) (2020)
Além de um desafio para a saúde, a pandemia de Covid-19 está provocando uma ruptura nos modelos de negócios tradicionais. A Revista Inteligência Empresarial receb
-
DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO BASEADO NO MODELO DE RELEVÂNCIA DE COMPETÊNCIAS PARA OS INDICADORES CHAVE DE DESEMPENHO DO NEGÓCIO
(Doris Pereira d’Alincourt Fonseca) (2005)
Neste trabalho é apresentado o modelo de um instrumento diagnóstico das lacunas de competências estratégicas para a atuação bem sucedida de uma organização. A
Download/Visualizar -
Affordances em redes sociais e fluxos informacionais: diálogos da Ciência da Informação e a teoria das materialidades
(Larriza Thurler) (2019)
A pesquisa desenvolvida nesta tese tem como objetivo evidenciar a importância de estudos em torno da materialidade dos meios para guiar decisões acerca de tecnologia
Download/Visualizar
-
Webinar CRIE - 16/09 - 17h
(Kinda) (2020)
Em agosto de 2020 o Rio de Janeiro foi selecionado para ser uma das 8 regiões a serem aceleradas pelo inovador programa do MIT no ciclo 2021/2022. Ao longo dos próxi
-
Webinar CRIE - 19/08 - 17h
(Kinda) (2020)
Além de um desafio para a saúde, a pandemia de Covid-19 está provocando uma ruptura nos modelos de negócios tradicionais. A Revista Inteligência Empresarial receb
-
PROGRAMA NETUNO: UMA PROPOSTA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MARINHA
(ALMEIDA, Arlyson Salles de ) (2019)
A Marinha do Brasil é uma instituição da administração pública direta e executa parcela do orçamento público da União. Assim, necessita ser efetiva no cumprim
Download/Visualizar -
A GESTÃO DO CONHECIMENTO PESSOAL E SEU PAPEL NO APRENDIZADO CONTÍNUO E SUCESSO NA ERA DAS ACELERAÇÕES
(SILVA, Luciana Martins Oliveira da & ALVES, V) (2019)
O mundo em constante aceleração tem gerado impactos tanto sociais como organizacionais. No centro disso tudo está o indivíduo e sua necessidade de estar cont
Download/Visualizar
-
Webinar CRIE - 16/09 - 17h
(Kinda) (2020)
Em agosto de 2020 o Rio de Janeiro foi selecionado para ser uma das 8 regiões a serem aceleradas pelo inovador programa do MIT no ciclo 2021/2022. Ao longo dos próxi
-
Webinar CRIE - 19/08 - 17h
(Kinda) (2020)
Além de um desafio para a saúde, a pandemia de Covid-19 está provocando uma ruptura nos modelos de negócios tradicionais. A Revista Inteligência Empresarial receb