Menu Busca
Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento

A economia do conhecimento desloca o eixo de produção da riqueza e do desenvolvimento para setores que usam de forma intensiva o conhecimento. Se antes o que gerava riqueza e poder eram os fatores de produção tradicionais – terra, capital e trabalho - hoje, segundo o Banco Mundial, 64% da riqueza mundial advém do conhecimento.

Esta mudança está causando uma profunda transformação no ambiente de negócios e na vida das pessoas. Pode configurar-se como ameaça, se continuarmos a administrar nossas empresas e o país como sempre fizemos, ou como oportunidade porque permite que novos atores explorem as novas demandas criadas e obtenham sucesso e destaque.

O Crie possui um dos cursos mais conceituados do Brasil sobre gestão do conhecimento. Pioneiro no Brasil, o MBKM (Master on Business and Knowledge Management) já formou mais de 1.000 pessoas desde 1988 e vários projetos desenvolvidos no curso foram implantados com sucesso em diversas instituições públicas e privadas.

Atuamos também ajudando às empresas a redesenharem seus modelos de gestão para incorporar o conhecimento, não apenas como mais um fator a ser gerenciado, mas como fator essencial do processo de criação de riqueza.

Crie Indica

Inovação - O elo entre a academia e a empresa

Flavio Maia do canal eîshow - Empreendendorismo e Inovação do Youtube conversou com Marcos Cavalcanti sobre a importância entre o elo dos mundos empresarial e acadêmico para inovação.

Compartilhando oportunidades

CRIE - VAGAS/OPORTUNIDADES

Reservamos este espaço para publicar Vagas e Oportunidades que recebemos através da nossa rede.

Cursos

Saiba Mais

Projetosveja todos os projetos de conhecimento

  • Banco do Brasil Tecnologia e Sistemas – BBTS (Cobra Tecnologia)

    (CRIE)

    Saiba Mais

    Determinação e sistematização de processos de cinco gerências executivas de duas diretorias, a saber, a Diretoria Financeira e Serviços Internos e a Diretoria de Serviços de Infraestrutura Bancária envolvendo o desenho de fluxogramas, preparação de descritivos, de matrizes de autoridade, consulta e informação e de painéis de indicadores de desempenho.

    Com duração de oito meses, o trabalho foi desenvolvido com o intuito de fornecer uma base de referência para a implantação de uma nova versão de um ERP na empresa.

    Visando prover suporte conceitual ao trabalho antecipadamente foram ministrados pelo CRIE no Rio de Janeiro e em Brasília cinco curso denominados ”Gestão Orientada por Processos” para aproximadamente 110 pessoas.


  • Avaliação da Gestão de Tecnologia e Inovação - GTI do Setor Elétrico Brasileiro

    (CRIE)

    Saiba Mais

    Avaliação dos modelos de Gestão de Tecnologia e Inovação - GTI adotado pela Eletrobras e por suas subsidiárias, bem como do papel desempenhado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL.

    O
     Crie auxilia a Coppe/UFRJ na realização de pesquisa e elaboração de notas técnicas para avaliar a gestão de tecnologia e inovação, o papel e o desempenho dos principais agentes e instituições atuantes no setor elétrico no país, possibilitando um melhor delineamento de um modelo de gestão que fortaleça a capacitação tecnológica nacional e incremente a capacidade inovativa do setor elétrico. 
    O objetivo específico é a avaliação dos modelos de Gestão de Tecnologia e Inovação - GTI adotado pela Eletrobras e por suas subsidiárias, bem como do papel desempenhado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel. Também merecerão idêntica atenção a Aneel e o CTENERG, de modo a evidenciar a atuação de cada um nas decisões de novos investimentos em tecnologia e inovação e no estímulo a melhorias na estrutura de gerenciamento das empresas do setor.
    O segundo objetivo específico é a aplicação e validação do modelo de gestão desenvolvido na primeira etapa deste trabalho. Pretende-se que ao final do processo seja possível elaborar um Programa de P&d para todo o sistema Eletrobrás, compreendendo as áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, com base nos gargalos de todas as suas subsidiárias.


  • Gestão do Conhecimento na Petrobras

    (CRIE)

    Saiba Mais

    Assessoria à coordenação de Gestão do Conhecimento da Petrobras na identificação, mapeamento e análise das diversas iniciativas de GC existentes no Sistema Petrobras

    O Crie auxiliou na identificação das diversas iniciativas de gestão com foco no conhecimento e de ativos de conhecimento existentes no Sistema Petrobras de forma a permitir uma ação articulada, em rede, entre todos os atores envolvidos no processo de gestão do conhecimento, visando a otimização do uso desses recursos pela empresa e seu alinhamento com as estratégias da organização.

    Para alcançar os objetivos propostos foram desenvolvidas atividades de:
    - Sensibilização do Sistema Petrobras para a importância do compartilhamento e sistematização do conhecimento;
    - Levantamento de percepção quanto ao estágio da Gestão do Conhecimento no Sistema Petrobras;
    - Planejamento da implantação de uma Rede corporativa de integração e compartilhamento de conhecimento. 

  • Firjan-Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

    (CRIE)

    Saiba Mais

    Diagnóstico da situação financeira da Santa Casa e avaliar ativos e passivos, objetivando fundamentar a decisão da Firjan quanto a assumir ou não a administração da instituição.

    O diagnóstico envolve a participação de uma equipe multidisciplinar englobando: auditoria contábil e financeira, avaliação da gestão operacional dos hospitais, avaliação do patrimônio imobilizado, análise dos recursos humanos, mapeamento dos educandários, casas de repouso e cemitérios e elaboração de plano de negócios incluindo as projeções de investimentos necessários para o correto funcionamento das instituições que compõem a Sta Casa.

  • Desenvolvimento de sistema de recomendação personalizada em ambiente multimídia integrado

    (CRIE)

    Saiba Mais

    Sistema deve ter grande impacto sobre a indústria de conteúdo em geral e sobre a adoção da TV digital, em particular.

    O Crie foi um dos escolhidos dentro do Edital conjunto “Finep-Sebrae de Inovação” para desenvolver um sistema que deve ter grande impacto sobre a indústria de conteúdo em geral e sobre a adoção da TV digital, em particular. Trata-se de um sistema de recomendação personalizada de conteúdo em ambiente multimídia integrado (tv digital, jornal, rádio, internet).
    O sistema poderá revolucionar o acesso, tratamento e comercialização da indústria de conteúdo no país, permitindo que os usuários tenham acesso a informações personalisadas, viabilizando uma maior qualidade nas trocas que eles realizam entre si.O desenvolvimento deste sistema envolve um trabalho complexo e interdisciplinar que requer especialistas em design de interfaces gráficas, data mining, telecomunicações, marketing, analistas de sistemas, programadores, psicólogos entre outros.
    O
     projeto terá a duração de 18 meses e despertou o interesse de diversas empresas. Um protótipo do sistema deverá ser desenvolvido em parceria com duas grandes empresas, uma da área de produção de conteúdo e outra da área de comércio eletrônico. 
    Com isso, desde o início será garantida a aplicabilidade do sistema, que não pretende ser um artefato acadêmico mas um produto inovador, que contribua para tornar mais inteligente e eficaz o processo de decisão do usuário.

Centro de Estudos veja todo o material

  • Palestra A Crise de Governança e a Revolução Digital e do Conhecimento

    (Prof. Marcos Cavalcanti) (2017)

    Fev, 17.

    Download/Visualizar
  • Inteligência em Tempo Real

    (Carolina Abrantes) (2016)

    Palestra do dia 12/09 no 3º Seminário Big Data Brasil.

    Download/Visualizar
  • Como usar dados para diminuir as vulnerabilidades do Rio

    (Luciana Nery) (2016)

    Palestra do dia 12/09 que compôs a Mesa: Cidades conectadas: dados, mapas e soluções no 3º Seminário Big Data Brasil.


    Download/Visualizar
  • A Revolução Digital e o Papel do CIO

    (Cézar Taurion) (2016)

    Palestra do dia 12/09 no 3º Seminário Big Data Brasil.

    Download/Visualizar
  • Inovação - O elo entre a academia e a empresa

    (Marcos Cavalcanti e Flavio Maia) (2017)

    Marcos e Flavio discutem a importância entre o elo dos mundos empresarial e acadêmico para inovação.

    Download/Visualizar
  • 3º Seminário Biga Data Brasil

    (Marcos Cavalcanti e Luciana Sodré) (2016)

    Confira as palestras.

    Download/Visualizar
  • CRIE colabora em vídeo da Exposição do MAR, Capte-me: nenhuma presença será ignorada

    (Luciana Sodré) (2016)

    O Prof. Marcos Cavalcante, coordenador do CRIE e Luciana Sodré, coordenadora do ODI Rio em suas falas transmitem uma visão humanizadas para temas como: O que é dado

    Download/Visualizar
  • O legado para o Rio de Janeiro e o esporte nacional das Olimpíadas de 2016

    (Marcos Cavalcanti e Maurício Rodrigues) (2016)

    Globo News - 08/08/015

    Download/Visualizar
    Não existem artigos cadastrados
  • Riofilme, Exemplo de Transformação

    (OLIVEIRA, Christian de Castro ) (2013)

    De ineficiente distribuidora de filmes a modelo de agente de investimento e desenvolvimento de conteúdo audiovisual.

    Download/Visualizar
  • A Qualidade na Gestão de Projetos de Sistemas de Informação

    (Gisele Salgado de Chermont) (2001)

    Uma metodologia de gestão de projetos de sistemas de informação que funcione como diferencial competitivo para as empresas.
    Tese Mestrado

    Download/Visualizar
  • A Proposição de uma Ferramenta de Apoio ao Mapeamento do Conhecimento de uma Organização

    (PIROLA, Vinícius) (2002)

    Uma ferramenta de software para apoiar o mapeamento do conhecimento em uma organização.
    Tese Mestrado

    Download/Visualizar
  • A Atmosfera do Trabalho na Era do Conhecimento: o caso da Delegacia Legal

    (METELLO, Fernanda) (2004)

    O trabalho discute a influência da atmosfera do trabalho de uma organização no comportamento de seus usuários.
    Tese Mestrado

    Download/Visualizar
  • Estruturando a Gestão Estratégica de uma Organização do Terceiro Setor: Instituto Bem

    (OLIVEIRA, Christian de Castro; ALMEIDA, Abreu) (2013)

    Set.2013

    Download/Visualizar
  • A Gestão do Conhecimento como Diferencial Competitivo para uma Empresa Alcançar o Patamar Great Place To Work

    (CARVALHO, Jéssica L. Gonçalves e MELO, Fabian) (2016)

    Jul.16

    Download/Visualizar
  • A organização na nova era digital e a importância da adoção da cultura da inovação.

    (GEIER, Andrea La Rosa Geier; LUCA, Márcio Ra) (2016)

    Jul.16

    Download/Visualizar
  • O Déficit de Costureiras no Mercado de Trabalho Forma e Informal

    (PORTO, Patricia Fernanda Alvares Villas) (2016)

    Jul.16

    Download/Visualizar
    Não existem artigos cadastrados

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'imagick' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: