Menu Busca
Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento

A economia do conhecimento desloca o eixo de produção da riqueza e do desenvolvimento para setores que usam de forma intensiva o conhecimento. Se antes o que gerava riqueza e poder eram os fatores de produção tradicionais – terra, capital e trabalho - hoje, segundo o Banco Mundial, 64% da riqueza mundial advém do conhecimento.

Esta mudança está causando uma profunda transformação no ambiente de negócios e na vida das pessoas. Pode configurar-se como ameaça, se continuarmos a administrar nossas empresas e o país como sempre fizemos, ou como oportunidade porque permite que novos atores explorem as novas demandas criadas e obtenham sucesso e destaque.

O Crie possui um dos cursos mais conceituados do Brasil sobre gestão do conhecimento. Pioneiro no Brasil, o MBKM (Master on Business and Knowledge Management) já formou mais de 1.000 pessoas desde 1988 e vários projetos desenvolvidos no curso foram implantados com sucesso em diversas instituições públicas e privadas.

Atuamos também ajudando às empresas a redesenharem seus modelos de gestão para incorporar o conhecimento, não apenas como mais um fator a ser gerenciado, mas como fator essencial do processo de criação de riqueza.

Sugestões,críticas e submissão de artigos

Revista Inteligência Empresarial

A Revista Inteligência Empresarial (CRIE) é um periódico científico eletrônico destinado à divulgação de produções científicas.

Cursos

Saiba Mais

Projetosveja todos os projetos de conhecimento

  • Webinar CRIE - 16/09 - 17h

    (Kinda)

    Saiba Mais

    Em agosto de 2020 o Rio de Janeiro foi selecionado para ser uma das 8 regiões a serem aceleradas pelo inovador programa do MIT no ciclo 2021/2022. Ao longo dos próximos 2 anos serão construídas diversas intervenções estratégicas cujo objetivo conjunto é transformar o Rio de Janeiro no “Vale do Silício” da Energia e Sustentabilidade. A construção de um i-Ecossistema se faz através da presença e parceria de vários atores, cinco na metodologia do MIT: Universidade, Corporações, Governo, Empreendedores e Investidores. Neste momento inicial contamos com instituições de peso como COPPE/UFRJ, Petrobras, Furnas, Dep. Paulo Ganime (NOVO), Hacking.Rio e MSW Capital representando as cinco pontas da estrela. A ideia, entretanto, é expandir bastante esse grupo e engajar toda a comunidade em prol deste promissor objetivo de tornar o Rio de Janeiro um polo global de inovação e empreendedorismo nas áreas de energia e sustentabilidade.

    O Crie (Centro de Referência em Inteligência Empresarial), da COPPE/UFRJ, realizará a décima quarta edição do Encontros Crie, abordando o tema   O Projeto Ecossistema de Energia e Sustentabilidade do Rio de Janeiro e o Programa MIT/REAP, quarta, dia 16 de setembro, às 17h (Brasília) no canal CRIE UFRJ do youtube.

    CONVIDADOS
    HUDSON MENDONÇA
    é formado pelo Instituto de Economia da UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão e Inovação pela COPPE/UFRJ e Doutor em Administração no IAG/PUC-Rio com foco em Estratégia e Corporate Venturing. Ocupou diversas posições estratégicas relacionadas à inovação, como: Subsecretário do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Superintendente e Gerente de diversas áreas da Finep, incluindo a avaliação e participação como membro de Comitês de Investimento de diversos fundos de Seed e Venture Capital. Atuou como avaliador/mentor de mais de 200 startups em programas como o InovAtiva Brasil, 100 Open Startups, Iniciativa na Cadeia de Valor, Prêmio Finep de Inovação etc. Participou, ainda, como coordenador e pesquisador de variadas pesquisas relevantes relacionadas à área, como o Panorama de Corporate Venture do Brasil da Harvard Alumni Angels, o ranking 100 Startups to Watch do Grupo Globo (PEGN, Época Negócios e Valor Econômico) e o Mapa de Impacto das Startups no Setor de Energia da COPPE/FGV/EDP. É, também, o atual Diretor do Comitê de Tecnologias Limpas da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Champion do Programa MIT REAP (Regional Entrepreneurship Acceleration Program) no Rio de Janeiro.

    MARCUS VINICIUS FONSECA é Eng. Químico pela Escola de Química da UFRJ, Mestre em Eng. Química pela COPPE/UFRJ e Doutor em Eng. Química pela Escola Politécnica da USP. Professor Titular da UFRJ, atuando no Programa de Pós-Graduação em Eng. de Produção da COPPE. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (2017-2020). No âmbito tecnológico, recebeu o Prêmio Vöst-Alpine da ABM por trabalho na área de aproveitamento de rejeito industrial. Foi Winner do Mining Lab promovido pela NEXA no tema Economia Circular por projeto relacionado à imobilização e aproveitamento de rejeitos do processamento de minérios de zinco. É autor de cinco patentes na área de aproveitamento de rejeitos industriais. É docente nas disciplinas de Inovação nas Organizações e na de Inovação e seus Mapas na COPPE/UFRJ, e no curso de extensão Inovação, o novo idioma para a competitividade. É coautor de modelos de avaliação empresarial relacionados à Cultura de Inovação, Grau de Maturidade, Horizontes Empresariais e Potencial de Inovação. Atua como coordenador de projetos da Fundação COPPETEC, tendo coordenado o Escritório de Projetos da Unidade EMBRAPII da COPPE/UFRJ. Coordenou o projeto Impacto do ecossistema de startups de cleantech no setor elétrico brasileiro. Atualmente, coordena o Projeto Ecossistema de Energia e Sustentabilidade do Rio de Janeiro no Programa MIT REAP (Regional Entrepreneurship Acceleration Program).

    MARCOS CAVALCANTI - Doutor em Informática, Université de Paris XI - (Paris-Sud). Professor do Programa de Engenharia da Produção, Coppe – UFRJ e professor convidado do curso de pós-graduação de Ciências da Informação (IBICT/UFRJ). Coordenador Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), laboratório para empreendedorismo, gestão do conhecimento e inovação da Coppe/UFRJ fundado em 1998.

    INFORMAÇÕES
    Data: 16/09 - quarta-feira

    Horário: 17h

    Transmissão: Canal do Youtube do CRIE UFRJ


  • Webinar CRIE - 19/08 - 17h

    (Kinda)

    Saiba Mais

    Além de um desafio para a saúde, a pandemia de Covid-19 está provocando uma ruptura nos modelos de negócios tradicionais. A Revista Inteligência Empresarial recebeu relatos de experiência e artigos sobre transformação digital, gestão do conhecimento, avaliação dos ativos intangíveis e decisão data-driven para sua 42ª edição (julho/2020). 

    Com base em relatos sobre empreendedorismo e intensificação do digital em diversos setores da economia e mudanças nos modelos tradicionais das empresas como no RH, o próximo Encontros Crie convidou as autoras dos relatos para falarem como se reinventaram e apostaram em novos modelos de negócios.  

    São experiências que demonstram que a pandemia pode oferecer oportunidades de reinvenção e que, mesmo sendo considerado um fato inusitado e sem nenhum precedente, pode colaborar a entender o cenário futuro: após a pandemia a transformação digital será a nova realidade para o mundo dos negócios.

    O Crie (Centro de Referência em Inteligência Empresarial), da COPPE/UFRJ, realizará a décima segunda edição do Encontros Crie abordando o tema   Oportunidades para se reinventar: experiências de pequenos negócios durante a pandemia, quarta, dia 19 de agosto, às 17h (Brasília) no canal CRIE UFRJ do youtube.

    CONVIDADAS E CONVIDADO
    ANGÉLICA OLIVEIRA - Head de Educação & Tecnologia, Gerente de Projetos, Especialista em Comportamento e Consumo e Designer por formação, Angélica Oliveira está envolvida há cerca de 15 anos com o setor de Economia Criativa. Já prestou serviços de consultoria de pesquisa de tendências para o Groupe Carlin International, de Paris; pesquisa de campo para a Box 1824; Atualmente é Consultora de Aceleração Digital e Head de Educação na Plataforma Asta - uma tecnologia social que co-criou. A Plataforma oferece treinamentos, mentoria e aceleração via Escola de Negócios das Artesãs, para empreendedoras do setor de Artesanato de todo o Brasil.

    VANESSA CORREA ASSIS - Especialista em Gestão do Conhecimento, Inovação e Inteligência Empresarial pela COPPE/UFRJ. Gestão de Universidade Corporativa com experiência em T&D, Learning Experience Designer e Lifelong Learning.

    JOYCE MEYER - Jornalista especializada em mídias digitais, com formação em Gestão Executiva pelo Coppead (UFRJ) e Gestão Estratégica pela Insead (França). Trabalhou durante 18 anos no Grupo Globo como editora de Economia, editora-executiva e editora-chefe do O Globo Online. No jornal, fundou a diretoria de Negócios Digitais. Pediu demissão do Globo em 2010 para criar o iDIGO- Núcleo de Inteligência Digital.

    FABIANA MACIEIRA - Mestre em Lingüística Aplicada, Especialista em Gestão do conhecimento e Inteligência Empresarial pelo CRIE/COPPE, Coordenadora de RH (Gente&Gestão) na Radix Engenharia e Software.
    Especialista em T&D, responsável pela coordenação Universidade Corporativa, estruturação de projetos, mapeamento de competências e atividades do ecossistemas da universidade corporativa, bem como sua interação sistêmica com os demais subsistemas e áreas da empresa.

    MARCOS CAVALCANTI - Doutor em Informática, Université de Paris XI - (Paris-Sud). Professor do Programa de Engenharia da Produção, Coppe – UFRJ e professor convidado do curso de pós-graduação de Ciências da Informação (IBICT/UFRJ). Coordenador Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), laboratório para empreendedorismo, gestão do conhecimento e inovação da Coppe/UFRJ fundado em 1998.


    INFORMAÇÕES
    Data: 19/08 - quarta-feira
    Horário: 17h
    Transmissão: Canal do Youtube do CRIE UFRJ


  • Banco do Brasil Tecnologia e Sistemas – BBTS (Cobra Tecnologia)

    (CRIE)

    Saiba Mais

    Determinação e sistematização de processos de cinco gerências executivas de duas diretorias, a saber, a Diretoria Financeira e Serviços Internos e a Diretoria de Serviços de Infraestrutura Bancária envolvendo o desenho de fluxogramas, preparação de descritivos, de matrizes de autoridade, consulta e informação e de painéis de indicadores de desempenho.

    Com duração de oito meses, o trabalho foi desenvolvido com o intuito de fornecer uma base de referência para a implantação de uma nova versão de um ERP na empresa.

    Visando prover suporte conceitual ao trabalho antecipadamente foram ministrados pelo CRIE no Rio de Janeiro e em Brasília cinco curso denominados ”Gestão Orientada por Processos” para aproximadamente 110 pessoas.


  • Avaliação da Gestão de Tecnologia e Inovação - GTI do Setor Elétrico Brasileiro

    (CRIE)

    Saiba Mais

    Avaliação dos modelos de Gestão de Tecnologia e Inovação - GTI adotado pela Eletrobras e por suas subsidiárias, bem como do papel desempenhado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL.

    O
     Crie auxilia a Coppe/UFRJ na realização de pesquisa e elaboração de notas técnicas para avaliar a gestão de tecnologia e inovação, o papel e o desempenho dos principais agentes e instituições atuantes no setor elétrico no país, possibilitando um melhor delineamento de um modelo de gestão que fortaleça a capacitação tecnológica nacional e incremente a capacidade inovativa do setor elétrico. 
    O objetivo específico é a avaliação dos modelos de Gestão de Tecnologia e Inovação - GTI adotado pela Eletrobras e por suas subsidiárias, bem como do papel desempenhado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel. Também merecerão idêntica atenção a Aneel e o CTENERG, de modo a evidenciar a atuação de cada um nas decisões de novos investimentos em tecnologia e inovação e no estímulo a melhorias na estrutura de gerenciamento das empresas do setor.
    O segundo objetivo específico é a aplicação e validação do modelo de gestão desenvolvido na primeira etapa deste trabalho. Pretende-se que ao final do processo seja possível elaborar um Programa de P&d para todo o sistema Eletrobrás, compreendendo as áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, com base nos gargalos de todas as suas subsidiárias.


  • Gestão do Conhecimento na Petrobras

    (CRIE)

    Saiba Mais

    Assessoria à coordenação de Gestão do Conhecimento da Petrobras na identificação, mapeamento e análise das diversas iniciativas de GC existentes no Sistema Petrobras

    O Crie auxiliou na identificação das diversas iniciativas de gestão com foco no conhecimento e de ativos de conhecimento existentes no Sistema Petrobras de forma a permitir uma ação articulada, em rede, entre todos os atores envolvidos no processo de gestão do conhecimento, visando a otimização do uso desses recursos pela empresa e seu alinhamento com as estratégias da organização.

    Para alcançar os objetivos propostos foram desenvolvidas atividades de:
    - Sensibilização do Sistema Petrobras para a importância do compartilhamento e sistematização do conhecimento;
    - Levantamento de percepção quanto ao estágio da Gestão do Conhecimento no Sistema Petrobras;
    - Planejamento da implantação de uma Rede corporativa de integração e compartilhamento de conhecimento. 

Centro de Estudos veja todo o material

  • Webinar CRIE - 16/09 - 17h

    (Kinda) (2020)

    Em agosto de 2020 o Rio de Janeiro foi selecionado para ser uma das 8 regiões a serem aceleradas pelo inovador programa do MIT no ciclo 2021/2022. Ao longo dos próxi

  • Webinar CRIE - 19/08 - 17h

    (Kinda) (2020)

    Além de um desafio para a saúde, a pandemia de Covid-19 está provocando uma ruptura nos modelos de negócios tradicionais. A Revista Inteligência Empresarial receb

  • Palestra A Crise de Governança e a Revolução Digital e do Conhecimento

    (Prof. Marcos Cavalcanti) (2017)

    Fev, 17.

    Download/Visualizar
  • Inteligência em Tempo Real

    (Carolina Abrantes) (2016)

    Palestra do dia 12/09 no 3º Seminário Big Data Brasil.

    Download/Visualizar
  • Webinar CRIE - 16/09 - 17h

    (Kinda) (2020)

    Em agosto de 2020 o Rio de Janeiro foi selecionado para ser uma das 8 regiões a serem aceleradas pelo inovador programa do MIT no ciclo 2021/2022. Ao longo dos próxi

  • Webinar CRIE - 19/08 - 17h

    (Kinda) (2020)

    Além de um desafio para a saúde, a pandemia de Covid-19 está provocando uma ruptura nos modelos de negócios tradicionais. A Revista Inteligência Empresarial receb

  • Inovação - O elo entre a academia e a empresa

    (Marcos Cavalcanti e Flavio Maia) (2017)

    Marcos e Flavio discutem a importância entre o elo dos mundos empresarial e acadêmico para inovação.

    Download/Visualizar
  • 3º Seminário Biga Data Brasil

    (Marcos Cavalcanti e Luciana Sodré) (2016)

    Confira as palestras.

    Download/Visualizar
  • Webinar CRIE - 16/09 - 17h

    (Kinda) (2020)

    Em agosto de 2020 o Rio de Janeiro foi selecionado para ser uma das 8 regiões a serem aceleradas pelo inovador programa do MIT no ciclo 2021/2022. Ao longo dos próxi

  • Webinar CRIE - 19/08 - 17h

    (Kinda) (2020)

    Além de um desafio para a saúde, a pandemia de Covid-19 está provocando uma ruptura nos modelos de negócios tradicionais. A Revista Inteligência Empresarial receb

  • Webinar CRIE - 16/09 - 17h

    (Kinda) (2020)

    Em agosto de 2020 o Rio de Janeiro foi selecionado para ser uma das 8 regiões a serem aceleradas pelo inovador programa do MIT no ciclo 2021/2022. Ao longo dos próxi

  • Webinar CRIE - 19/08 - 17h

    (Kinda) (2020)

    Além de um desafio para a saúde, a pandemia de Covid-19 está provocando uma ruptura nos modelos de negócios tradicionais. A Revista Inteligência Empresarial receb

  • DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO BASEADO NO MODELO DE RELEVÂNCIA DE COMPETÊNCIAS PARA OS INDICADORES CHAVE DE DESEMPENHO DO NEGÓCIO

    (Doris Pereira d’Alincourt Fonseca) (2005)

    Neste trabalho é apresentado o modelo de um instrumento diagnóstico das lacunas de competências estratégicas para a atuação bem sucedida de uma organização. A

    Download/Visualizar
  • Affordances em redes sociais e fluxos informacionais: diálogos da Ciência da Informação e a teoria das materialidades

    (Larriza Thurler) (2019)

    A pesquisa desenvolvida nesta tese tem como objetivo evidenciar a importância de estudos em torno da materialidade dos meios para guiar decisões acerca de tecnologia

    Download/Visualizar
  • Webinar CRIE - 16/09 - 17h

    (Kinda) (2020)

    Em agosto de 2020 o Rio de Janeiro foi selecionado para ser uma das 8 regiões a serem aceleradas pelo inovador programa do MIT no ciclo 2021/2022. Ao longo dos próxi

  • Webinar CRIE - 19/08 - 17h

    (Kinda) (2020)

    Além de um desafio para a saúde, a pandemia de Covid-19 está provocando uma ruptura nos modelos de negócios tradicionais. A Revista Inteligência Empresarial receb

  • PROGRAMA NETUNO: UMA PROPOSTA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MARINHA

    (ALMEIDA, Arlyson Salles de ) (2019)

    A Marinha do Brasil é uma instituição da administração pública direta e executa parcela do orçamento público da União. Assim, necessita ser efetiva no cumprim

    Download/Visualizar
  • A GESTÃO DO CONHECIMENTO PESSOAL E SEU PAPEL NO APRENDIZADO CONTÍNUO E SUCESSO NA ERA DAS ACELERAÇÕES

    (SILVA, Luciana Martins Oliveira da & ALVES, V) (2019)

    O mundo em constante aceleração tem gerado impactos tanto sociais como organizacionais.  No centro disso tudo está o indivíduo e sua necessidade de estar cont

    Download/Visualizar
  • Webinar CRIE - 16/09 - 17h

    (Kinda) (2020)

    Em agosto de 2020 o Rio de Janeiro foi selecionado para ser uma das 8 regiões a serem aceleradas pelo inovador programa do MIT no ciclo 2021/2022. Ao longo dos próxi

  • Webinar CRIE - 19/08 - 17h

    (Kinda) (2020)

    Além de um desafio para a saúde, a pandemia de Covid-19 está provocando uma ruptura nos modelos de negócios tradicionais. A Revista Inteligência Empresarial receb