A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE AS COMPETÊNCIAS DE UM GESTOR DO CONHECIMENTO
As pesquisadoras Valéria Macedo, Larriza Thurler e Elaine Dias, junto com o coordenador do CRIE, prof. Marcos Cavalcanti, acabam de publicar o artigo A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE AS COMPETÊNCIAS DE UM GESTOR DO CONHECIMENTO na Revista Perspectivas em Gestão e Conhecimento.
A pesquisa foi realizada com ex-alunos do curso de pós graduação em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial do CRIE, a quem aproveitamos para agradecer publicamente pela colaboração.}
Boa leitura a todos!
Resumo do artigo
O artigo apresenta a relevância da formação profissional em gestão do conhecimento no Brasil, em um momento atípico de pandemia quando a aceleração na transformação digital pelas empresas está provocando rápidas mudanças e demandas de novas competências humanas.
Com o resgate de conceitos de gestão do conhecimento e do papel do trabalhador do conhecimento na abordagem teórica, este estudo exploratório e descritivo utilizou-se de dados secundários capturados no site do Ministério da Educação e de uma pesquisa online com 35 ex-alunos do primeiro curso ofertado em gestão do conhecimento pelo CRIE.
Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos atua em áreas que possibilitam as novas formas de trabalho, como o home office, e que a especialização em gestão do conhecimento, além de ser multidisciplinar, pode ser transversal a várias áreas que demandam deste gestor.
As principais competências deste gestor são ter visão estratégica, comunicação, conhecer as ferramentas de gestão do conhecimento, organização, flexibilidade e solucionar problemas além de reforçar sua atuação como linker e networker segundo a tipologia do trabalhador do conhecimento.