DADOS ABERTOS E COVID-19 (OPEN DATA INSTITUTE)

O Open Data Institute (ODI) é um instituto criado por Tim Berners-Lee, considerado o criador da World Web Wide, e Nigel Shadbolt para trabalhar a cultura dos dados abertos. A sede do instituto está em Londres, mas para dar conta do trabalho em escala global o ODI conta com uma rede conhecida como ODI Nodes, o que significa “nós da rede ODI”. O node do ODI no Rio de Janeiro funciona desde 2014 no CRIE.

O acesso aos dados está mais vital do que nunca para ajudar na tomada de decisões durante a crise do coronavírus. O ODI - com financiamento da Luminate - está oferecendo suporte gratuito para tornar os dados, modelos e softwares relacionados à Covid-19 os mais abertos possíveis, para que mais pessoas possam usá-los. Quando os dados são abertos para as pessoas acessarem, usarem e compartilharem, a pesquisa e a inovação podem ocorrer mais rapidamente e, sem dúvida, com mais eficácia. Os pedidos de suporte passarão por um curto processo de revisão, para garantir que o ODI possa realmente ajudar. Quem tiver interesse, pode entrar em contato diretamente com o ODI Londres pelo email covid19@theodi.org.