ENCONTROS CRIE (WEBINAR) - De que escola precisamos?

ENCONTROS CRIE 2022

Para que serve a escola?

Fizemos esta pergunta para o Google e a primeira resposta que veio foi: “A escola existe com a finalidade de inserir as crianças em um círculo social, onde ela irá conhecer estranhos, obedecer às regras e, além disso, um dos fatores mais importantes da escola é transferir o conhecimento às pessoas e passar os conceitos básicos da vida em sociedade”.

Se você repetir a pergunta para os especialistas, 9 entre 10 educadores dirão coisas parecidas. O papel da escola, para eles, é: “socializar os alunos”, “transmitir conhecimento”, “educar e formar cidadãos”, “desenvolver o espírito crítico”...

Além disso, a importância da educação é, aparentemente, uma unanimidade. Quem você conhece que ache que a educação não deveria ser uma prioridade nacional? E se olharmos para as políticas públicas e as propostas dos diferentes candidatos veremos uma grande convergência de ideias sobre o que devemos fazer: dedicar mais verbas para a educação, valorizar o professor, construir mais escolas e contratar mais professores...

Por que então a educação brasileira é este desastre? E, sobretudo, De que escola precisamos?

Este será o tema do nosso próximo Encontros Crie.

Vamos conversar com Marcos Cavalcanti e André Bello que nos trazem um diagnóstico e propostas completamente diferentes das tradicionais sobre educação. Nosso problema não é falta de verbas, escolas ou professores, mas a manutenção de um modelo, de um sistema e de uma visão educacional completamente inadequados e ultrapassados.

Precisamos de uma outra escola. Mas, qual? É sobre este novo modelo, sistema e visão de escola que falaremos no evento. 

 Venha participar deste debate. 

 Uma outra escola é possível e mais do que possível, é necessária!

 Palestrantes:

Marcos Cavalcanti -  Doutor em informática pela Université de Paris XI, professor do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ e coordena os cursos de pós-graduação MBKM e WIDA. É membro do board do New Club of Paris, editor da Revista Inteligência Empresarial e coautor dos livros "O conhecimento em rede: como implantar projetos de inteligência coletiva"; "Gestão de empresas na sociedade do conhecimento: um roteiro para a ação"; "GED: Gerenciamento Eletrônico de Documentos" e "Que Ferramenta Devo Usar?".

Andre Bello - Professor/consultor da HSM Brasil. Autor e palestrante TEDx Organizer (2011, 2012 e 2014) e TEDx Speaker (TEDxFortaleza 2016 e TEDxRio 2016). Co-founder do Singularity University Brazil Summit e Advisor do Rock in Rio Innovation Week em Portugal. É professor dos cursos MBKM e WIDA do CRIE – Centro de Referência em Inteligência Empresarial (COPPE UFRJ).

Quarta-feira, dia 13 de abril, às 17h, no YouTube doCRIE.}
ENCONTROS CRIE - EDUCAÇÃO
Com Marcos Cavalcanti e André Bello
Evento gratuito com transmissão online