PALESTRA: PREVISÕES 2022

O coordenador do CRIE, prof. Marcos Cavalcanti, fará a palestra Previsões 2022 no dia 15 de dezembro de 2021, às 16h, no canal do CRIE no Youtube.

"Só os profetas enxergam o óbvio" (Nélson Rodrigues)

O que vai acontecer em 2022? Qual vai ser a inflação? Vou conseguir trabalho? A pandemia vai acabar? Vamos voltar a normalidade? Que time vai ganhar o Brasileirão? Quem vai ganhar a eleição? Que números serão sorteados na Megasena da Virada?

Ninguém pode prever o futuro, mas isto nunca impediu as pessoas de continuar tentando...

A Ciência das Redes nos ensina, no entanto, que "a topologia da rede determina o que podemos ou não podemos fazer". Se existe uma regra que explica uma determinada realidade, eu a conheço e tenho os dados necessários, eu consigo prever coisas com um grande grau de certeza. Nós podemos afirmar, por exemplo, que o sol vai nascer, no Rio de Janeiro, no dia 02/02/2022 às 6:34h. Em 1500, quando o Brasil foi descoberto, não conseguíamos fazer estas previsões. Não conhecíamos a regra nem tínhamos dados suficientes para fazê-las.

Ainda não conhecemos todos os processos e mecanismos, nem temos os dados necessários, para predizer quando uma pessoa vai ter Alzheimer, mas os fabricantes de equipamentos espalharam tantos sensores que já dispõem de dados para prever que um determinado equipamento (como geladeira) vai parar de funcionar na terça feira que vem às 10h da manhã. Isto era bruxaria há alguns anos, mas hoje é perfeitamente possível de fazer estas previsões.

As duas perguntas chave, portanto, para fazer previsões com um razoável grau de certeza são:

  1. i) conhecemos os mecanismos que explicam um determinado fenômeno (conhecemos a topologia da rede)?
  2. ii) Temos os dados necessários?

Parafraseando Nélson Rodrigues, diria que só os cientistas das redes complexas enxergam o óbvio...

Na quarta feira, dia 15/12, às 18h, vou usar o que aprendi sobre ciência das redes para fazer previsões para 2022. Vamos conversar sobre o que vai acontecer no mercado de trabalho, o que deve acontecer com a Educação (básica e de nível superior), com o mercado imobiliário, com a economia e a política.

E como isto vai ficar registrado, todo mundo poderá me cobrar daqui a um ano...

Coloque na agenda, ajude a divulgar e venha participar.

Vai ser um prazer nos vermos por lá!

Prof. Marcos Cavalcanti.

Coordenador do CRIE