WEBINAR: Complexidade - A visão sistêmica de Fritjof Capra

ENCONTROS CRIE 2021

Prosseguindo na nossa série de Encontros CRIE sobre o tema complexidade, falaremos sobre a obra de Fritjof Capra. Capra foi um dos pioneiros do pensamento complexo, que ele prefere chamar de "pensamento sistêmico". Seu trabalho foi a inspiração para diversos autores como Peter Senge e seu best seller "Quinta Disciplina". Para falar sobre Capra convidamos Affonso Duarte, Flávio Toledo e Marcos Giuntini, pesquisadores, mestrandos e doutorandos da COPPE, que estudaram seu trabalho e apresentarão o temade forma simples para que todos possam entender, independente das áreas onde atuem.

Quarta-feira, dia 18 de agosto, às 17h, no YouTube do CRIE.
A visão sistêmica de Fritjof Capra
Com Affonso Duarte, Flávio Toledo e Marcos Giuntini
Quarta-feira, 18 de agosto, às 17h
Evento gratuito com transmissão online em https://www.youtube.com/watch?v=bM5tIM5-248

O Tao da Ciência, visão sistêmica e implicações para a vida.

Tao é o caractere chinês para "Caminho". Na filosofia Chinesa, o Tao é o conhecimento intuitivo da "vida" que não pode ser apreendido como um conceito, mas através da experiência de vida real, cotidiana. As implicações do Tao e sua dinâmica nos levam à percepção de que tudo que existe está interligado e se conecta numa eterna dança cósmica universal, de forma que não há partes, apenas o Todo.

Neste webinar apresentaremos as reflexões sobre estudo realizado acerca da obra de Fritjof Capra que, desde 1975 com a publicação do "Tao da Física", vem auxiliando interessados e pesquisadores a possuírem uma visão mais integrada e sistêmica da vida.

Affonso Duarte - Mestrando do Programa de Engenharia de Produção da COPPE - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase em Gestão da Inovação, graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense, formado em Finanças pela COPPEAD\UFRJ, especialização em Gestão Pública pela AVM e egresso da 9ª Edição do CADAPi - Curso de Alta Direção em Administração Pública. Atualmente é servidor público federal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ocupando o cargo de gerente de orçamento do Censo Demográfico.

Flavio Barbosa Toledo - Tecnologista vinculado ao LNCC/MCTI (Laboratório Nacional de Computação Científica), Gerente da Incubadora de Empresas e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do LNCC. Também ocupa o cargo de Diretor Administrativo-Financeiro da FACC (Fundação de Apoio aos institutos do MCTI no Rio de Janeiro). Engenheiro Eletrônico pela UFPB (1985), Mestre em Sistemas de Computação pela PUC-Rio (1988) e MBA em Gestão Empresarial pela Politécnica da UFRJ  (2007). Nos últimos 12 anos tem desenvolvido diversas atividades de gestão no campo da inovação tecnológica, buscando fomentar o empreendedorismo e a transferência de tecnoclogia entre academia e mercado.

Marcos Giuntini - doutorando do Programa de Engenharia de Produção da COPPE - UFRJ, em Gestão da Inovação, Ms C. em Engenharia Civil pela PUC-Rio em computação numérica, vem desde 1995 se dedicando ao ensino (em empresas, ESPM e FGV) e aplicação de conhecimento do uso do digital e análise de dados para otimização de estratégias e processos organizacionais. Tendo participado de projetos no Brasil e no exterior, em empresas como: Embraer, Elsevier, Cemex, Ipiranga, Volvo, BNDES, CNI, Anatel, Quilmes, Embratel, GSK, Globosat entre outras. 

Mediação: Prof. Marcos Cavalcanti

 Anote na sua agenda!

Até lá!