Avaliação da Gestão de Tecnologia e Inovação - GTI do Setor Elétrico Brasileiro

Avaliação dos modelos de Gestão de Tecnologia e Inovação - GTI adotado pela Eletrobras e por suas subsidiárias, bem como do papel desempenhado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL.

O Crie auxilia a Coppe/UFRJ na realização de pesquisa e elaboração de notas técnicas para avaliar a gestão de tecnologia e inovação, o papel e o desempenho dos principais agentes e instituições atuantes no setor elétrico no país, possibilitando um melhor delineamento de um modelo de gestão que fortaleça a capacitação tecnológica nacional e incremente a capacidade inovativa do setor elétrico.
O objetivo específico é a avaliação dos modelos de Gestão de Tecnologia e Inovação - GTI adotado pela Eletrobras e por suas subsidiárias, bem como do papel desempenhado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel. Também merecerão idêntica atenção a Aneel e o CTENERG, de modo a evidenciar a atuação de cada um nas decisões de novos investimentos em tecnologia e inovação e no estímulo a melhorias na estrutura de gerenciamento das empresas do setor.
O segundo objetivo específico é a aplicação e validação do modelo de gestão desenvolvido na primeira etapa deste trabalho. Pretende-se que ao final do processo seja possível elaborar um Programa de P&d para todo o sistema Eletrobrás, compreendendo as áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, com base nos gargalos de todas as suas subsidiárias.