CIÊNCIA DAS REDES

Sistemas complexos, também conhecidos como redes complexas, são aqueles que possuem uma estrutura formada por um grande número de partes que se relacionam de forma tão complexa, que tornam difícil sua apreensão e um conhecimento profundo do seu funcionamento. Além disso, sistemas complexos são abertos, se relacionam com outros sistemas complexos e, portanto, sofrem influência uns dos outros. O código genético, o sistema nervoso e a sociedade são apenas alguns exemplos desses sistemas que até o final do século XX eram considerados imprevisíveis.

A partir do início do século XXI a ciência começou a utilizar dados digitais para estudar os sistemas complexos. Isso foi possível porque a sociedade migrou rápida e intensivamente para a Internet a partir da década de 90, gerando dados valiosos sobre sua dinâmica.

Se você pensou em Big Data, é isso mesmo. Utilizar dados digitais para modelar a sociedade nos ajuda a compreender melhor as pessoas e como elas se relacionam entre si e com o mundo, nos permitindo desenvolver melhores produtos e serviços e controlar fenômenos indesejados como doenças, boatos, discriminações e violência.

Essa área de atuação é transversal às demais: A Ciência das Redes fundamenta toda atuação do Crie em gestão do conhecimento, avaliação de intangíveis, big data e open data.

Estudamos e analisamos as redes complexas dos nossos projetos para aproveitar melhor a topologia que elas apresentam ou para propor uma nova estrutura de rede que viabilize o que se deseja.

PROJETOS

Não existem projetos para esta área.

CENTRO DE ESTUDOS