MBKM - Master on Business and Knowledge Management

 

APRESENTAÇÃO

Vivemos num mundo onde, pela primeira vez, o conhecimento supera os fatores tradicionais de produção - terra, capital, trabalho, matéria prima e energia - no processo de criação de riqueza. Não importa onde você trabalhe (agricultura, indústria ou serviços), a competição é cada vez mais baseada na capacidade de transformar informação em conhecimento e conhecimento em valor. Informação, conhecimento, criatividade e inovação são, assim, ingredientes básicos para todas as pessoas e organizações que atuam nesta nova sociedade, sejam elas públicas ou privadas.

 

DIFERENCIAL

As pós tradicionais têm programas extremamente bem desenvolvidos, mas com enfoque nos fatores clássicos de produção: capital (finanças), trabalho (recursos humanos) e logística. 
O MBKM - Master on Business and Knowledge Management se destaca por seu pioneirismo e por sua constante investigação sobre o tema gestão na sociedade do conhecimento. Criado em 1999, o MBKM surgiu como uma opção de vanguarda aos cursos de gestão empresarial oferecidos por outras escolas. A equipe, formada por professores e pesquisadores do Crie/UFRJ, entende a importância de preparar os profissionais das mais diversas organizações brasileiras para lidarem suas organizações na superação dos desafios colocados pela sociedade do conhecimento.

PÚBLICO-ALVO

O curso MBKM foi desenvolvido para profissionais em busca de novas lentes para entender melhor o cenário de negócios intensivos em conhecimento em um mundo hiperconectado e em rede. No momento atual de instabilidades, incertezas, complexidade e aceleração da transformação digital, gerir conhecimento e ideias em redes pode vir a se tornar uma das principais competências no mundo pós-pandemia.

PRÉ-REQUISITOS

Curso superior, conhecimento da língua inglesa (no mínimo para leitura), currículo profissional compatível com o curso e aprovação em prova de seleção.

 

CURADORIA

Marcos Cavalcanti

Fundou o Crie em 1988. É doutor em Informática pela Université de Paris XI, professor do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ e coordena os cursos de pós-graduação MBKM (Master on Business and Knowledge Management) e WIDA (Web Intelligence & Digital Ambience). É Membro do board do New Club of Paris, editor da Revista Inteligência Empresarial e coautor dos livros "O conhecimento em rede: como implantar projetos de inteligência coletiva"; "Gestão de empresas na sociedade do conhecimento: um roteiro para a ação"; "GED: Gerenciamento Eletrônico de Documentos" e "Que Ferramenta Devo Usar?".

marcos@crie.ufrj.br

 

Larriza Thurler

Doutora em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ) e Mestre em Comunicação (UERJ). Possui MBA em Inovação Gestão Estratégica (HSM) e especialização em Gestão de Projetos (IBMEC). Pesquisadora visitante do grupo The Collaboratory for Organizing and Social Media (COSM), da Universidade Rutgers (USA) 2015/2016. Integrou a equipe responsável por projeto corporativo de Gestão do Conhecimento do Sebrae/RJ. Pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE) e do Open Data Institute - Rio de Janeiro. Consultora em gestão do conhecimento, design thinking, comunicação e gestão do projetos. Cocriadora e facilitadora do KMAP Canvas, uma ferramenta de mapeamento de conhecimento que usa a abordagem de design thinking.

larriza.thurler@crie.coppe.ufrj.br
https://www.linkedin.com/in/larrizathurler

INFORMAÇÕES

Dias das aulas

Aulas aos sábados
(3 sábados por mês)
8h às 17h 
(horário a confirmar)

Duração

360 horas
Aproximadamente 14 meses

Local do curso

Av. Almirante Barroso 90/5ºandar Centro - RJ (a confirmar se as aulas serão remotas)

Certificado

O curso é reconhecido pelo MEC e fornece um certificado oficial da UFRJ.

Material didático

Todo material será fornecido pelo CRIE sempre que necessário.

Outras informações

Centro de Tecnologia da UFRJ
Bloco i-2002 / Sala 014c
Ilha do Fundão
Cidade Universitária
mbkm@crie.ufrj.br

PROGRAMA DO CURSO

O curso apresenta estudos de casos, workshops, ferramentas, referenciais teóricos e oferece a oportunidade de exercitar o aprendizado através da elaboração de um projeto final relacionado à sua prática profissional.
O objetivo é que o(a) aluno(a) chegue ao final do curso com um projeto prático de Gestão do Conhecimento (GC) em condições de ser implantado. A disciplina Projeto acontece ao longo de todo o curso, de forma a propiciar a incorporação do conhecimento adquirido. Os conceitos básicos para a realização deste projeto são apresentados ao longo de sete módulos:

Módulo 1 - Sociedade do Conhecimento

Além da visão sobre a Era do Conhecimento, a Sociedade em Rede e Digital, este módulo apresenta os novos paradigmas da economia em rede e como desenvolver estratégias de como se inserir neste contexto. O(a) aluno(a) refletirá sobre conceitos como civilização 2.0, ciência das redes, complexidade, capitalismo comunitário, economia compartilhada e aprimorará o pensamento sistêmico e crítico em contextos hiperdinâmicos.

Módulo 2 - Novos Modelos de Negócios

A emergência do ecossistema digital está mudando paradigmas na economia e nas organizações. Este módulo apresenta as novas tendências e estratégias para o conhecimento e os modelos de negócio viabilizados pelas novas tecnologias da informação e comunicação, a internet, o comércio eletrônico, a economia das plataformas e o governo digital. O(a) aluno(a) refletirá sobre novas perspectivas de futuro, à luz de questões como dados abertos, modelagem de negócios, empreendedorismo, ética dos dados, design thinking, entre outros.

Módulo 3 - Inteligência Empresarial

Este módulo apresenta um novo modelo de gestão de empresas na sociedade do conhecimento. Apresentaremos os Capitais do Conhecimento (Ecossistema, de Relacionamento, Estrutural, Estratégico e Humano) e a Metodologia Crie para a gestão desses capitais. Além de aulas teóricas, estudos de casos propiciarão aos discentes segurança em sua aplicação.

Módulo 4 - Estruturas Organizacionais

O desenvolvimento das organizações intensivas em conhecimento em cenários disruptivos requer novas posturas em relação aos sistemas gerenciais, aos processos e à criação de talentos. Este módulo apresenta os conceitos de gestão sistêmica, organizações em rede, big data e ecossistema big data, assim como propósito, aspectos legais e liderança.

Módulo 5 - Ferramentas para Gestão do Conhecimento

Embora a gestão do conhecimento não possa ser reduzida à uma mera compra e uso de ferramentas, não se pode pensar numa efetiva prática sem elas. Serão apresentadas as principais tecnologias que apoiam um projeto de gestão do conhecimento para tomada de decisão, inovação e sinergia da informação. O(a) aluno(a) aprenderá a desenvolver uma estratégia de gestão do conhecimento, indicadores de resultados, comunidades de prática, mapas de conhecimento, gestão do conhecimento pessoal, dentre outros.

Módulo 6 - Avaliação de Ativos Intangíveis

Os ativos intangíveis são a alma da organização do século XXI e precisam de uma gestão especial. Como não se pode gerenciar o que se desconhece, a avaliação de ativos intangíveis tornou-se um tema premente e na fronteira do conhecimento. Este módulo apresentará a importância dos intangíveis, seus princípios e conceitos associados e metodologias para avaliação desses ativos.

Módulo 7 - Projeto Final do Curso

O módulo Projeto visa à aplicação do conhecimento adquirido no curso. É o módulo de maior duração, onde o(a) aluno(a) desenvolverá um projeto propondo a utilização da GC para um novo modelo de negócio, redesenho de processos, gestão por competências, mapeamento do conhecimento, gestão dos capitais do conhecimento, inteligência competitiva, inovação, tomada de decisão, dentre outros.

 

POR QUE FAZER O CURSO?

Quer se preparar para responder de maneira inovadora e colaborativa aos novos desafios e a ser um agente de transformação na sua empresa ou na sua área de atuação profissional? Confira abaixo 6 razões para você fazer o curso.

  1. Você passará a identificar os conhecimentos críticos e onde precisam estar, conectando pessoas a conteúdo e pessoas a pessoas.
  2. Você aprimorará suas habilidades para gerenciar mudanças.
  3. Você terá mais repertório para construir, fortalecer parcerias e trabalhar em rede.
  4. Você saberá identificar as necessidades de conhecimento dos clientes e as internas, o que ajudará a tomar Decisões mais assertivas.
  5. Você desenvolverá uma visão estratégica e sistêmica em contextos disruptivos.
  6. Você aprenderá novas formas de pensar e agir, sendo protagonista do seu percurso profissional.

 

PRÓXIMAS TURMAS

Início das aulas: 26/03/2022
O curso será oferecido a distância durante a pandemia.
Resolução da UFRJ - Clique aqui.

INVESTIMENTO

18 x R$ 1.200,00 (Total: R$ 21.600,00)
À vista com 15% de desconto: R$ 18.360,00

INSCRIÇÕES

Inscrições abertas

Centro de Tecnologia da UFRJ
Bloco i-2002 / Sala 014c
Ilha do Fundão
Cidade Universitária
Rio de Janeiro
mbkm@crie.ufrj.br