WEBINAR: A Complexidade segundo Adam Kahane

ENCONTROS CRIE 2021

"Como seres sociais, estamos constantemente “negociando” o tempo todo com os outros seres e com o contexto à nossa volta. Essa negociação se faz tanto subjetiva como objetivamente. Quando visitei a Turquia, tive que "aprender" a agir de forma diferente com as pessoas e minha mulher teve que se vestir de forma a respeitar a cultura local. Quando fui dar uma aula para alunos do nível médio, há quatro anos, não pude repetir o que falo quando me dirijo a empresários num evento. Não dá para sermos sempre exatamente as mesmas pessoas, usando o mesmo discurso, em diferentes contextos. Mesmo que, na essência, continuemos a ser as mesmas pessoas.

Ao longo da vida, sem perceber, fomos aprendendo a ser negociadores. E quem realmente prestou atenção a este processo descobriu que seremos melhores negociadores, e por isso mais felizes, quanto mais respeitarmos e valorizarmos os interesses alheios." (Marcos Cavalcanti)

Prosseguindo na nossa série de Encontros CRIE sobre o tema complexidade, falaremos sobre a obra de Adam Kahane.  Adam Kahane é destacado e reconhecido como criador e facilitador de processos de negociação. Trabalhou em mais de 50 países, em todas as partes do mundo, atuou com diversos profissionais como executivos e políticos, militares (generais e guerrilheiros), funcionários públicos e sindicalistas, ativistas comunitários e autoridades das Nações Unidas, clérigos, acadêmicos e jornalistas. Foi o principal articulador das negociações que levaram ao fim do apartheid na África do Sul. Suas publicações têm como características analisar processos de tomada de decisão para ambientes complexos, todos livros apresentando não somente conceitos, mas também experiência de vida e experiência profissional.

O Encontros CRIE terá o objetivo de abordar dois trabalhos de Adam Kahane e apresentar a essência do trabalho do autor bem como uma reflexão crítica sobre eles.

Palestrantes:
Maria Fernanda Zelaya Correia - Engenheira de Produção | Pesquisadora da Rede de Pesquisa CAPES-EPIDEMIAS | Doutoranda do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ.

Manuel Oliveira Lemos Alexandre: Administrador/ Mestre em Engenharia de Transportes (COPPE-UFRJ) e Doutorando em Engenharia de Produção (COPPE-UFRJ). Consultor, professor universitário há mais de 15 anos e Coordenador do Curso de Graduação em Logística da Faculdade de Tecnologia SENAC RIO.

Mediação: Prof. Marcos Cavalcanti

Quarta-feira, dia 22 de setembro, às 17h, no YouTube do CRIE.
A Complexidade segundo Adam Kahane
Com Maria Fernanda Zelaya Correia e Manuel Oliveira Lemos Alexandre
Quarta-feira, 22 de setembro, às 17h
Evento gratuito com transmissão online