Boletim CRIE CONECTA | Mar.2021 | Ano 2 | N.21

Aprender. Esse verbo dá o tom deste boletim, que traz informações sobre bolsas parciais para as pós do CRIE; cursos gratuitos sobre conceitos, métodos e ferramentas em Ciência da Informação; e dicas de leitura que certamente vão trazer insights enriquecedores. E para quem quiser compartilhar conhecimento, sugerimos um evento para apresentar proposta de workshop. Ah, e ainda: vagas para quem está à procura de oportunidades. Boa leitura!

PÓS DO CRIE

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA BOLSAS DO ODI-RIO

O ODI Rio é um dos 31 nós da rede mundial do Open Data Institute (ODI), criado por por Tim Berners-Lee e Nigel Shadbolt para promover a cultura de dados abertos. A rede, conhecida como ODI Nodes, trabalha localmente para inspirar, preparar e conectar pessoas para inovar usando open data. O ODI Rio, sediado no Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE), está oferecendo em 2021 dez bolsas parciais (50% de desconto) para os cursos de pós graduação MBKM (Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial) e WIDA (Web Intelligence e Analítica de Dados). Interessados em concorrer a uma destas bolsas devem se inscrever no curso através dos links de inscrição para os cursos (FICHA MBKM RJ33) (FICHA WIDA 07) e enviar o currículo para paula@crie.coppe.ufrj.br. A seleção será realizada pelos coordenadores do programa a partir da análise dos currículos.Os cursos e as bolsas são destinados a pessoas com nível superior completo em qualquer área.

FÓRUM DA INTERNET NO BRASIL

EVENTO RECEBE PROPOSTAS DE WORKSHOPS

Está aberta até 5/3 a submissão de propostas de workshop no 11º Fórum da Internet no Brasil (FIB11). Realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o FIB11 segue o princípio da multissetorialidade característico do comitê. Dessa forma, as propostas devem contemplar a participação de representantes da comunidade científica e tecnológica, do terceiro setor, além dos setores empresarial e governamental. O evento será realizado de 26 a 30/7. Conheça todos os critérios de submissão de workshops na chamada. Informações completas aqui.

CHAMADAS PARA PROPOSTA DE INOVAÇÃO

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Agência Suíça de Inovação da Suíça (Innosuisse) estão com chamada aberta de cooperação internacional para unir empresas dos dois países em projetos de inovação conjuntos. Não há restrição de área de conhecimento. No entanto, são incentivados o desenvolvimento de PD&I relacionado a: biotech e medtech, agricultura e produção de alimentos, indústria 4.0, materiais avançados, tecnologias de informação e comunicação, energia limpa e água, cidades e comunidades sustentáveis, digitalização e mobilidade. Pré-proposta para avaliação e feedback das organizações devem ser encaminhadas até 30/4. Mais informações neste link.

VAGA PARA ANALISTA JR NO SENAC RIO

Graduados em Serviço Social ou áreas afins podem se candidatar até 5/3 para a vaga de Analista Júnior em Projetos Sociais, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Mais informações neste link.

NOVAS VAGAS NO PNUD

O PNUD está com seleção aberta para três vagas de Auxiliar de Gestão do Conhecimento, uma de Analista de Dados, uma de Analista de Dados e Sistemas e uma de Analista de Programa. Todos os detalhes e mais informações sobre os processos seletivos estão neste link.

ESCOLA DE VERÃO 2021

CURSOS LIVRES, GRATUITOS E ABERTOS DO PPGCI-IBICT/UFRJ

Entre os dias 9 e 19 de março, será realizada a Escola de Verão 2021 do PPGCI-IBICT/UFRJ, com o objetivo central de explorar temáticas, teorias, conceitos, métodos e ferramentas inovadores em Ciência da Informação. Os cursos da Escola de Verão serão na modalidade remota com transmissão pelo canal do Youtube. Mais informações aqui.

DICA DE LEITURA

LIÇÕES DE UM ANO DA PANDEMIA

Em artigo no Financial Times, Yuval Noah Harari escreve sobre o que podemos aprender com um ano de avanços científicos - e fracassos políticos - sob uma perspectiva histórica. Acesso aberto, em inglês.

MIT SLOAN MANAGEMENT REVIEW

O site MIT SMR está com acesso aberto até dia 4/3. É uma oportunidade para ler artigos que costumam ser restritos a assinantes. Em inglês. Acesse aqui.

Pesquisa e edição: Larriza Thurler