Quem Somos

QUEM SOMOS

O CRIE é o laboratório de ciência das redes, inovação e empreendedorismo ligado ao Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ.

Somos um grupo multidisciplinar que busca continuamente desenvolver processos, metodologias e produtos que contribuam para a inserção competitiva do Brasil e de suas organizações no novo paradigma produtivo do século XXI: a sociedade do conhecimento, digital e em rede.

Sob a coordenação do prof. Marcos Cavalcanti, fazemos pesquisas, capacitamos profissionais e prestamos consultoria nas áreas de ciência das redes, ciência dos dados, big data, open data, decisão data-driven, gestão do conhecimento, ativos intangíveis e complexidade.

Venha conversar com a gente e descubra como o conhecimento pode ser o principal ativo de sua empresa, como se tornar uma instituição data-driven e como ter e desenvolver tecnologias disruptivas a favor do seu modelo de negócio e não como uma ameaça a ele.

Confira também os nossos cursos ou peça que a gente monte algo específico para suas necessidades:

 

Estamos no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, no Campus da Cidade Universitária. 

Centro de Tecnologia da UFRJ
Bloco I 2000 - sala I 014-C subsolo
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ
21.495-970

 

EQUIPE

Coordenação geral e acadêmica

Marcos Cavalcanti

Fundou o CRIE em 1988. É doutor em informática pela Université de Paris XI, professor do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ e coordena os cursos de pós-graduação MBKM e WIDA. É membro do board do New Club of Paris, editor da Revista Inteligência Empresarial e coautor dos livros "O conhecimento em rede: como implantar projetos de inteligência coletiva"; "Gestão de empresas na sociedade do conhecimento: um roteiro para a ação"; "GED: Gerenciamento Eletrônico de Documentos" e "Que Ferramenta Devo Usar?".

marcos@crie.ufrj.br

 

Administração

Paula Salgado

Historiadora; mestre em história social da cultura pela PUC-Rio.
Coordena a área operacional do CRIE.

paula@crie.ufrj.br


 

 

Consultores e pesquisadores

Adriana Maciel Rodrigues

Mestranda em gestão e inovação na COPPE/UFRJ. Pós-graduada em big data e gestão estratégica no ambiente digital pela COPPE/UFRJ, em direito civil, empresarial e processual civil pela Fundação Escola da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Feduseperj), e extensão universitária em civilização francesa na Université Paris-Sorbonne. Pesquisadora associada do CRIE. Advogada e administradora com experiência nas áreas cível, empresarial e administrativa.

adriana.rodrigues@crie.ufrj.br

 

 

André Bello

Empresário no segmento de soluções de conhecimento e aprendizagem. É professor e pesquisador independente do CRIE e HSM do Brasil. Especialista em design thinking e metodologias colaborativas, com 25 anos de experiência em diversas áreas do design, tecnologia e solução de problemas através de projetos transdisciplinares. Como palestrante ajuda pessoas, líderes e organizações a navegar a transformação digital e se prepararem para o futuro. É co-responsável pelos eventos TEDxRio entre 2011 e 2014. TEDx Speaker no TEDxFortaleza 2016 e TEDxRio 2016. Autor do livro "Acredite! – Design Thinking Para Jovens de Todas as Idades". Pesquisador independente do CRIE, é também co-founder do Singularity University Brazil Summit, co-founder Skill Box (experiência digital para desenvolvimento sócio-emocional no mercado de trabalho), e advisor/parceiro do Rock in Rio Innovation Week em Portugal.

andre.bello@crie.coppe.ufrj.br

  

Débora Godinho

Matemática formada pela UFF, pós graduada em análise de projetos e gerência de sistemas pela PUC-Rio e com especialização em gestão do conhecimento pela COPPE/UFRJ. Pesquisadora independente do CRIE, atuando nas empresas em mapeamento e otimização de processos, gestão de projetos e qualidade de sistemas.

debora.godinho@crie.coppe.ufrj.br

 

 

Elaine Dias

Doutoranda em ciência da informação (IBICT/UFRJ) na linha gestão da informação e do conhecimento. Mestrado em gestão, pesquisa e desenvolvimento em saúde (FIOCRUZ). Integrante do grupo de pesquisa de patente, inovação e inteligência competitiva (FIOCRUZ) e das redes Conexão Inovação Pública e InovaGov. Pesquisadora associada do CRIE, e editora técnica da Revista Inteligência Empresarial. Possui experiência em gestão do conhecimento, modelagem de processos, planejamento, estratégia e inteligência competitiva.

elaine.dias@crie.coppe.ufrj.br
https://www.linkedin.com/in/elaine-dias-45bb2021

 

Gilberto Sampaio

Engenheiro mecânico pela UFF com especialização no Japão, mestre em ciências de engenharia da produção pela COPPE/UFRJ, professor, pesquisador independente do CRIE e consultor em estratégia empresarial, modelagem e gestão de arquiteturas de processos de negócios.

gilbertosampaio@crie.coppe.ufrj.br

 

 

 

Larriza Thurler

Doutora em ciência da informação (IBICT/UFRJ) e mestre em comunicação (UERJ). Possui MBA em inovação e gestão estratégica (HSM) e especialização em gestão de projetos (IBMEC). Pesquisadora visitante do grupo The Collaboratory for Organizing and Social Media (COSM), da Universidade Rutgers (USA) no período 2015/2016. Integrou a equipe responsável por projeto corporativo de gestão do conhecimento do Sebrae/RJ. Pesquisadora independente do CRIE, também é coordenadora de conteúdo e professora no curso MBKM. Consultora em gestão do conhecimento, design thinking, comunicação e gestão do projetos. Co-criadora e facilitadora do KMAP Canvas, uma ferramenta de mapeamento de conhecimento que usa a abordagem de design thinking.

larriza.thurler@crie.coppe.ufrj.br
https://www.linkedin.com/in/larrizathurler
http://lattes.cnpq.br/5973449119553656

 

Leonardo Gryner

Executivo com experiência na condução de projetos de grande complexidade. Possui atuação em consultoria e vivência em empresas próprias e nacionais, em diferentes segmentos. É mestre em informática pelo IME, com licenciatura em matemática pela PUC-Rio e certificado em governança corporativa pelo IBGC. Trabalhou por 15 anos na TV Globo, foi diretor de marketing e comunicação dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e Deputy CEO dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Atualmente é pesquisador independente do CRIE, e sócio da Eventividade Consultoria onde desenvolve consultoria em gestão empresarial focado em pequenas e médias empresas.

leonardo@lgventura.com.br

 

Lívia Boeschenstein

Doutoranda e mestre em comunicação pela PUC-Rio. Pesquisadora do Laboratório de Antropologia do Consumo (LAC/PUC-Rio) e pesquisadora independente do CRIE, é também professora e publicitária com experiência em estratégia, planejamento e branding.

livia@crie.coppe.ufjr.br

 

 

 

Luciana Sodré

Mestre em engenharia de produção pela UFRJ, com foco em análise estratégica de ambiente digital (ecossistema big data). Formada em administração de empresas com especialização em gestão do conhecimento pela COPPE/UFRJ. Especialista em big data estratégico. Pesquisadora independente do CRIE, é também coordenadora de conteúdo e professora no curso WIDA. Coordenadora do ODI-Rio, nó da rede do Open Data Institute no Rio de Janeiro. Coordena a equipe brasileira que elabora a versão em português do livro "Network Science" do cientista Albert-László Barabasi.

luciana.sodre@crie.ufrj.br

 

Marconi Pereira

Analista de tecnologia da Agência Brasileira de Inovação. É mestre em inovação e empreendedorismo tecnológico pela faculdade de engenharia da Universidade do Porto, pós-graduado em gestão de conhecimento pelo CRIE, executive program da Singularity University (NASA Ames Research Center), e graduação em tecnologia em processamento de dados. Organizou os eventos TEDxRio de 2009 a 2014 e é embaixador senior do TEDx no Brasil. É embaixador do openExo e foi diretor do Singularity University Brasil Summit em 2018 e 2019. É fellow da Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures and Commerce (RSA) e membro do conselho consultivo da Associação Saúde Criança, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Pesquisador independente do CRIE, co-orienta os projetos de conclusão dos MBAs de gestão de conhecimento e web intelligence do CRIE. Trabalha voluntariamente no time do TEDxPorto na equipe de produção.

marconi.pereira@gmail.com

 

Maurício Rodrigues

Doutor em engenharia de produção pela COPPE/UFRJ e em ciências da gestão pela Université Paris Sud. Pesquisador independente do CRIE. Consultor e palestrante em inovação, estratégia, ativos intangíveis, gestão de projetos e transformação digital em organizações públicas, privadas e no terceiro setor. Pesquisador independente do CRIE, é também professor convidado dos cursos MBKM e WIDA da COPPE/UFRJ, IAG/PUC-Rio e do Instituto Olímpico Brasileiro. Certificado scrum product owner (CSPO) e scrummaster (CSM). Membro do New Club of Paris.

mauricio@crie.ufrj.br

 

 

Pedro Figueiredo

Graduado em relações internacionais (UNESA), com pós graduação pelo CRIE em gestão do conhecimento e mestre em engenharia de produção pela COPPE/UFRJ, é consultor com mais de 20 anos de experiência em modelagem de negócios, análise e requisitos de processos, prototipação, desenvolvimento e capacitação. Atuou em vários níveis em projetos nas áreas acadêmica, aeronáutica, telecomunicação, varejo e finanças. Atualmente é pesquisador independente do CRIE, membro do conselho gestor do Instituto Amaivos/Contém Amor e professor convidado na pós-graduação em gestão comercial e marketing digital da FGV/EBAPE, marketing do CCE/PUC-RIO e big data estratégico do CRIE.

pedro@crie.coppe.ufrj.br

  

Valéria Macedo

Doutora em ciência da informação (IBICT/UFRJ) e mestre em administração com ênfase em gestão do conhecimento (PUC/SP). Possui MBA em gerenciamento de projetos (FGV). Implementou iniciativas de ensino a distância (EAD) em atividades de educação profissional para o mercado financeiro na antiga BM&F, atual B3. Pesquisadora independente do CRIE. Atua como consultora em gestão do conhecimento, gestão de projetos, EAD e em projetos de pesquisa e desenvolvimento.

valeria.macedo@crie.coppe.ufrj.br
https://www.linkedin.com/in/valeriamac