WIDA - Web Intelligence & Digital Analytics

APRESENTAÇÃO

Grandes players do setor de consultoria e pesquisa para gestão e inovação são unânimes em afirmar que o modelo produtivo baseado na Web e o processo de tomada de decisão baseado em dados são tendências irreversíveis. Com isso, modelos de negócios consagrados e competências e habilidades tradicionais estão vulneráveis a sofrer disrupções severas.

Longe de ser uma ameaça, esse cenário é uma oportunidade para os que estiverem preparados. A maior barreira para a sobrevivência nesse contexto não é tecnológica, como pode parecer à primeira vista. Pesquisas recentes indicam que a maioria das empresas ainda não compreende o verdadeiro impacto dos ambientes digitais na sociedade, nem sabe como criar modelos de negócio que transformem grande volume de dados em melhores decisões e resultados.

O WIDA foi desenvolvido para preparar profissionais para conceber, implantar e gerenciar projetos para utilização inteligente da estrutura (rede) e dos dados gerados em ambiente digital (big data).

DIFERENCIAL

As tecnologias para transformar esses dados em informações e para usar a rede digital como plataforma produtiva estão disponíveis e serão cada vez mais acessíveis a todos. A maior barreira não é falta de recursos financeiros nem de habilidade técnica, mas o desconhecimento do verdadeiro impacto dos ambientes digitais na sociedade e de como criar modelos produtivos consistentes.

O WIDA lhe ajuda a desenvolver as competências imprescindíveis para agir no século XXI: visão da complexidade, abordagem e modelagem de problemas complexos, gestão do ambiente digital, geração de valor a partir de dados digitais, tomada de decisão data driven e criação de novos modelos de negócio. O curso está alinhado com a vanguarda de pensadores e empreendedores que estudam, analisam e criam oportunidades no mundo empoderado pela Internet.

Veja abaixo o professor Marcos Cavalcanti falando sobre o mundo digital e sobre o curso.

PÚBLICO-ALVO

O WIDA foi desenhado preparar pessoas para atuarem em projetos de big data de modo estratégico e sistêmico. Desse modo o curso interessa aos profissionais com os seguintes perfis:

 

EXECUTIVO / ANALISTA DE NEGÓCIOS

Você atua na área de negócios. O curso lhe mostrará os impactos do ambiente digital na sua área de atuação, como usar tecnologias digitais para se posicionar diante das ameaças de disrupções, como avaliar riscos, tomar boas decisões, melhorar os resultados da empresa e se comunicar melhor com seu público e com especialistas em TI.

 

TECNOLÓGICO (T.I.)

Você é responsável por tecnologias da informação. O curso lhe mostrará como o ambiente digital está modificando os negócios, como usar as T.I. para empoderar o tomador de decisão, além de lhe preparar para atuar como analista de negócios ou se comunicar melhor com profissionais da área. 

  

PRÉ-REQUISITOS

Nível superior completo, inglês (para leitura) compromisso com o desenvolvimento de um projeto final de curso.  Não é exigido nenhum background em estatística, matemática ou tecnologia da informação.

 

 

 

 


  

QUANTITATIVO

Você atua em projetos com foco quantitativo como engenharia ou estatística. O curso lhe ajudará a entender como a gestão do ecossistema big data pode melhorar os outputs do seu trabalho, além de lhe oferecer informações para se comunicar melhor com especialistas em TI.

 

 

PROFISSIONAL LIBERAL

Você atua de modo autônomo ou semiautônomo nas áreas de medicina, educação, direito, jornalismo, etc. O curso lhe mostrará os impactos do ambiente digital na sua área de atuação, como as tecnologias digitais podem melhorar o seu desempenho e como fazer a gestão do ecossistema big data no seu trabalho.

COORDENAÇÃO

Marcos Cavalcanti

Fundou o CRIE em 1988. É doutor em Informática pela Université de Paris XI, professor da COPPE/UFRJ (Programa de Engenharia de Produção) e coordena os cursos de pós-graduação MBKM (Master on Business and Knowledge Management) e WIDA (Web Intelligence & Digital Ambience). É Membro do board do The New Club of Paris, editor da Revista Inteligência Empresarial e coautor dos livros O Conhecimento em Rede e Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento e Gestão Eletrônica de documentos e Que ferramenta devo usar.

marcos@crie.ufrj.br

 

Pedro Figueiredo

Graduado em relações internacionais (UNESA), com pós-graduação pelo CRIE em gestão do conhecimento e mestre em engenharia de produção pela COPPE/UFRJ, Consultor com mais de 30 anos de experiência em modelagem de negócios, análise e requisitos de processos, prototipação, desenvolvimento e capacitação. Atuou em projetos nas áreas acadêmica, aeronáutica, telecomunicação, varejo e finanças. Pesquisador independente do CRIE e professor convidado na pós-graduação em gestão comercial e marketing digital da FGV/EBAPE e coordenador de conteúdo do curso de big data estratégico do CRIE. 

pedro@crie.coppe.ufrj.br

INFORMAÇÕES

Dias das Aulas

Aulas online aos sábados
(3 sábados por mês)
9h às 13h 
(ao vivo - via Zoom)

 

Duração

360 horas
Aproximadamente 14 meses

Local do Curso

Via plataforma Zoom

Certificado

O curso é reconhecido pelo MEC e fornece um certificado oficial da UFRJ.

Material Didático

Material será fornecido quando necessário.

Outras informações?

wida@crie.ufrj.br

UFRJ – Centro de Tecnologia
Bloco i-2002 / Sala 014c
Ilha do Fundão
Cidade Universitária

PROGRAMA

O programa do curso contempla todos os agentes e processos do Ecossistema Big Data. A visão de ecossistema da Especialização WIDA é única, permitindo um posicionamento estratégico e uma gestão sistêmica do ambiente digital, aumentando as chances de sucesso do seu projeto. O curso está alinhado com a vanguarda do pensamento internacional que estuda, analisa e cria oportunidades no mundo empoderado pela Internet. Os encontros apresentam fundamentação teórica, panorama atual e tendências constantemente atualizadas pelos pesquisadores do CRIE.

A base do ecossistema é o mundo físico (não digital) onde são gerados dados sociais, transacionais e da chamada Internet das Coisas, e onde vigoram os acordos sociais que limitam e dirigem as tomadas de decisão baseadas em dados.

 

Sociedade do Conhecimento 

Esta disciplina aborda a sociedade do conhecimento e o cenário produtivo do século XXI, discutindo novos paradigmas da economia digital e em rede. Também analisa estratégias para se inserir nesse contexto de intensa digitalização e redes complexas.

Projeto - Workshop pensamento sistêmico

Experiência prática e interativa que busca um entendimento contextual da tecnologia como ferramenta. Explora a complexidade dos sistemas contemporâneos provocando uma análise crítica das mudanças, além dos aspectos tecnológicos, buscando seus efeitos e desdobramentos em campos diversos.

Design Thinking

Capacitação no uso de técnicas e ferramentas de design para definir problemas, projetar soluções e criar modelos de negócio.

Data Thinking

Experiência prática para entendimento da metodologia proprietária CRIE, desenhada para solucionar problemas e identificar oportunidades através dos dados e evidências.

Projeto  - Princípios metodológicos

Apresentação da dinâmica dos projetos do curso, abordagem metodológica e alinhamento de expectativas quanto ao esforço a ser dedicado pelo aluno ao longo do processo. Aplicação de exercícios práticos para integração de grupos da turma, pré-definição de temas e grupos de trabalho.

Complexidade

Esta disciplina ensina a identificar e abordar problemas simples, complicados e complexos. Apresenta a ciência das redes, incluindo sua gênese, estrutura, topologia e propriedades, essenciais para dataficação e modelagem digital de problemas complexos. A disciplina descreve agentes do ambiente digital, tanto isoladamente quanto como parte de um ecossistema, e desenvolve a habilidade de usar a Metodologia ecossistema big data (CRIE) para diagnóstico, comunicação e gestão estratégica de ambientes digitais.

Inteligência Artificial

Explora os fundamentos da IA e seu impacto na sociedade e nos negócios. Aborda aprendizado de máquina, automação de processos e modelos preditivos, conectando-os à tomada de decisão baseada em dados. Também discute desafios éticos, como viés algorítmico e transparência, em sintonia com governança de dados e ecossistemas digitais.

Mapeamento de conhecimento 

Mapas de conhecimento são representações gráficas que auxiliam na tomada de decisões sobre quais conhecimentos precisam ser desenvolvidos, adquiridos e protegidos. A disciplina aborda a importância do mapeamento de conhecimento para os negócios, tipos e usos desses mapas, e apresenta um passo-a-passo para criar um mapa de conhecimento.

Projeto - Pesquisa e investigação 

Reforço abordagem metodológica e consolidação de temas e grupos de trabalho. Início dos projetos do curso através de exercícios práticos para definição de briefings. Orientações e debate acerca da linha de pesquisas, investigações e explorações preliminares pelo ambiente de projeto, análise crítica dos cenários.

Governança de dados

Estabelecer diretrizes para a definição, implementação e contratação de serviços de armazenagem, segurança, indexação, cópia, codificação, anonimização e compartilhamento, entre outros.

Tomada de decisão orientada por dados

Apresentar fundamentos e conceitos de estatística (descritiva e inferencial) essenciais para transformar dados em informação e apoiar a tomada de decisão. Introduzir conceitos, softwares e aplicações para análise de grandes volumes de dados, estruturados ou não estruturados.

Projeto - Interpretação e diagnóstico

Apresentações dos resultados alcançados pelos alunos e debate cruzado sobre os projetos. Orientações sobre os principais atores e agentes envolvidos nos recortes escolhidos, avaliação crítica das relações, tensões e necessidades através de abordagens empáticas em busca de um diagnóstico estratégico de projeto.

Capitais do Conhecimento

O modelo para a gestão dos capitais do conhecimento do CRIE completa 25 anos em 2025. Criado em 2000, ele foi atualizado conforme as mudanças de paradigmas nos negócios, com base nas experiências e estudos do CRIE em gestão do conhecimento e ativos intangíveis. O modelo surgiu da ideia de que os modelos econômicos tradicionais (capital, terra e trabalho) devem incluir o conhecimento como um fator essencial da produção econômica. O capital de ecossistema abrange fatores sociais, políticos, tecnológicos e econômicos que influenciam externamente uma organização. Ferramentas como sistemas de inteligência competitiva e o benchmarking são apresentadas para monitorar esse capital. O capital estratégico utiliza diferentes capitais do conhecimento para monitorar ambientes, formular modelos de negócio e definir estratégias. Relaciona-se às “capacidades dinâmicas” desenvolvidas por David J. Teece, que integram, constroem e reconfiguram ativos e competências para atender mudanças rápidas no ambiente. A disciplina inclui a ferramenta de planejamento de cenários. O capital estrutural inclui sistemas administrativos, rotinas, processos, marcas, patentes, cultura, softwares e bancos de dados necessários para a eficácia organizacional. Discute-se a importância dos sistemas de medição de desempenho para a sustentabilidade das organizações. O capital de relacionamento envolve a rede de conexões com clientes, fornecedores, parceiros e o ecossistema. Na sociedade digital, compreender e gerenciar essas relações é um diferencial competitivo, especialmente por meio de uma abordagem orientada por dados. Por fim, o capital humano compreende habilidades, experiência e conhecimento formal dos colaboradores, essenciais para gerar valor na organização.

Modelagem de negócios 

O ecossistema digital está mudando a economia, tornando essencial entender novas tendências e estratégias nas tecnologias de informação, internet, comércio eletrônico e governo digital. Esta disciplina questiona a lógica tradicional dos negócios e apresenta ferramentas de modelagem mais adequadas ao paradigma digital, onde redes, colaboração, compartilhamento e conhecimento são cruciais para gerar valor.

Projeto - Criação e modelagem 

Reforço abordagem metodológica, debate cruzado e orientações acerca da busca por proposições de projeto, segundo resultados avaliados anteriormente. Busca de soluções possíveis para os problemas complexos identificados e escolha dos partidos mais promissores.

Avaliação de Ativos Intangíveis

Na economia do conhecimento, o crescimento se desloca de fatores físicos para intelectuais, exigindo uma nova abordagem para trabalho, organização e negócios. A disciplina define ativos intangíveis, como identificá-los, medi-los e avaliá-los. Discute as limitações das metodologias tradicionais de ROI em ambientes digitais e como aplicar metodologias de ROI para empresas em crescimento no contexto da transformação digital.

Projeto - Desenvolvimento e sistematização 

Apresentações dos resultados alcançados pelos alunos e debate cruzado sobre os projetos. Orientações sobre o desenvolvimento aprofundado dos partidos mais promissores em busca de uma proposição assertiva de solução/sistematização para o diagnóstico estratégico.

Projeto - Preparação e entrega

Apresentações dos resultados alcançados pelos alunos e debate cruzado sobre os projetos. Orientações específicas sobre modelos formais de entrega de relatórios e apresentações de slides.

PRÓXIMA TURMA

março de 2025

INVESTIMENTO

18 x R$ R$990,00 (Total: R$ 17.820,00)
À vista com desconto: R$ 15.600,00

INSCRIÇÕES

inscrições abertas
FICHA DE INSCRIÇÃO WIDA 2025

Dúvidas:
e-mail: wida@crie.coppe.ufrj.br
whatsapp: (21) 99576-7497

UFRJ – Centro de Tecnologia (CT) - Bloco I -2000 / Sala 014c - subsolo
Ilha do Fundão - Cidade Universitária - Rio de Janeiro