WEBINAR: Atlas da complexidade econômica (Harvard University)

Nesta sociedade onde o conhecimento se transformou no principal fator para criar riqueza, as maneiras tradicionais de se lidar com a economia se mostram ineficazes. Precisamos de outras abordagens para gerenciar temas que são complexos. Prova disso é que os vencedores do Prêmio Nobel de economia deste ano são pesquisadores que buscam novas abordagens para velhos problemas econômicos. Dentro desta abordagem mais sistêmica, a Universidade de Harvard e o MIT desenvolveram uma nova metodologia, que eles apresentam na forma de um ATLAS da Complexidade econômica.

Prosseguindo na nossa série de Encontros CRIE sobre o tema complexidade, falaremos sobre o "Atlas da complexidade econômica (Harvard University)". Este Atlas possui como referência teórica o livro THE ATLAS OF ECONOMIC COMPLEXITY MAPPING PATHS TO PROSPERITY 2013, desenvolvido por seis autores, em destaque Ricardo Hausmann. A proposta deste framework é avaliar produtos tecnologicamente complexos e exportados. Com índices próprios estabelece ranking dos países economicamente complexos em nível global. Suas contribuições podem auxiliar empresas e governos de forma estratégica em relação a produtos tecnológicos e complexos.
O Encontros CRIE terá o objetivo de abordar as contribuições teóricas deste atlas bem como uma reflexão crítica sobre ele.

Com:
Kennedy Soares e Luiz Pedroso
Mediação: Prof. Marcos Cavalcanti

Quarta-feira, dia 20 de outubro, às 17h, no YouTube do CRIE.
Atlas da complexidade econômica (Harvard University)
Com Kennedy Soares e Luiz Pedroso
Evento gratuito com transmissão online

Anote na sua agenda!