Ferramentas de aulas

PLANEJAMENTO

Para que todos os professores possam se programar em relação aos encontros, é importante a existência de um planejamento mínimo.

Isso não apenas para a visão geral das disciplinas, mas também para que não haja repetição de material (por exemplo: um professor já ter disponibilizado um vídeo para os alunos que outro tenha planejado passar também).

Sendo assim, é fundamental que o documento abaixo seja preenchido e enviado de volta à coordenação acadêmica dos cursos pelo email paula@crie.coppe.ufrj.br.

Planejamento

 

DINÂMICA

Os cursos estão sendo oferecidos de maneira virtual e os encontros seguirão o calendário e duração do modelo presencial (três sábados por mês), com 4h por disciplina, ao vivo, síncrona.

As quatro horas ao vivo serão realizadas aos sábados das 9h às 13h, por meio da ferramenta Zoom. Recomenda-se que sejam divididas em dois ou três blocos, com pausas de dez minutos.

Pedimos que os alunos recebem o material prévio às aulas com a antecedência mínima de 1 semana.


MATERIAL
Encontro de sábado

O material (apresentações, vídeos etc), a ser utilizado durante o encontro de sábado deverá ser enviado com antecedência para paula@crie.coppe.ufrj.br, ou logo após a realização do encontro.

Este material será disponibilizado pelo curso na sala de aula da turma no Google Classroom. Ele é o espaço virtual onde será feita a gestão de conteúdo e de avisos do curso, bem como as atividades complementares propostas pelo professores.

O encontro de sábado também deve ser gravado para ser disponibilizado aos alunos que não puderam comparecer ao encontro. A conta do Zoom do CRIE já está configurada para gravar as aulas automaticamente, você não precisa se preocupar.

É imprescindível que você devolva a autorização de uso de imagem assinada para a secretaria.

 

 

 

FERRAMENTAS

Zoom

Utilizado para as aulas síncronas.

Na segunda-feira que antecede cada encontro sábado, o CRIE enviará um email com todas as orientações para acesso a sua aula no Zoom. Você deverá entrar pelo login e senha do CRIE de modo a se tornar o anfitrião da turma. Como anfitrião, você poderá controlar os videos e audios dos alunos, silenciando-os, por exemplo, no momento de plena exposição de conteúdo.

Cada professor será responsável por admitir a entrada do aluno na sala de aula no Zoom; portanto, recomendamos que a sua entrada seja feita 10 minutos antes do inicio marcado (9h): os alunos serão orientados a solicitar a permissão de entrada 10 minutos antes, a partir das 8h50.

Vale ressaltar que todos os alunos também receberão um manual com as orientações e dicas de como se comportar durante as aulas na plataforma.

O professor não precisará criar as aulas no Zoom; isso será feito pelo CRIE que repassará a informação da sala de aula criada para o professor na semana do encontro no e-mail acima citado.

 

Exemplo de informações de acesso que constarão no e-mail do CRIE

Zoom do Crie
Login: crie.coppe.ufrj@gmail.com
Senha: ######

Dia 01/08 - Aula de Sociedade do Conhecimento

Link de acesso: -  https://us02web.zoom.us/j/88355527341?pwd=bStMNHE2N1JhRytHZ1dtcnFWY2lwQT09 

SENHA: 239116

ID : 883 5552 7341

 

Observação:

se o professor desejar testar a ferramenta previamente, basta contatar paula@crie.coppe.ufrj.br e agendar um horário para a realização do teste.

 

Google Classroom/Sala de Aula

Utilizada para gestão da aula.

O CRIE disponibilizará um ambiente de sala de aula virtual aos professores com o objetivo de ajudar na organização das atividades do curso, melhorar a comunicação e aumentar a colaboração.

Uma semana antes da sua participação do curso, o CRIE disponibilizará o seu acesso no Google Sala de Aula da Turma. Você receberá um email automático convidando-o para ser docente da turma, sendo necessário o seu aceite. Após este procedimento, uma forma rápida de acessar este ambiente é logar com o seu email do gmail no Google e identificar o ícone [Google Sala de Aula] no Google Apps.

Na sala de aula da turma você encontra:

  • MURAL: espaço utilizado para perguntar ou compartilhar informações com o professor e os colegas da turma.

  • ATIVIDADES: espaço utilizado para a postagem de material em .pdf (apresentação do docente), exercícios, perguntas, testes, planilhas criadas no DRIVE DA TURMA. Para a inclusão de um material é necessário clicar em ATIVIDADES. Neste espaço, o professor identificará uma pasta com o nome da sua Disciplina assim como o seu nome. Portanto, cada professor terá uma pasta própria da sua disciplina e todo seu material deverá ficar concentrado ali. Os vídeos gravados pelo ZOOM também serão postados neste espaço para acesso do aluno. Para conhecer como criar, postar, programar ou salvar uma atividade acesse - https://support.google.com/edu/classroom/answer/6020265?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

  • PESSOAS: espaço para a comunicação com um ou mais alunos.

  • NOTAS: espaço para consulta e monitoramento das atividades realizadas pelo aluno - com ou sem nota.

 


Dicas

O uso de apps do Google favorece a criação de atividades mais interativas para utilização nas aulas ao vivo (no nosso caso, as aulas online serão no Zoom) ou realização das atividades offline pelos alunos. Google oferece treinamentos para professores (módulos básicos a avançados) em https://teachercenter.withgoogle.com/training.

 

SUGESTÕES

Funcionam como um icebreaker ou para verificar, no início da aula, a experiência dos alunos com determinada temática, expectativas, interesses, ou ainda, ao final da aula, avaliação de como foi. 

 

Enquetes do Zoom

É possível criar enquetes no Zoom. As perguntas devem ser cadastradas previamente e quando se deseja iniciar o recurso, basta clicar no ícone enquete e depois em iniciar enquete.

Mais info de como fazer aqui: https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/213756303-Polling-for-Meetings

 

SLIDO 

http://www.slido.co

  • Valor: gratuito para 3 pesquisas por evento. 
  • Integração: PowerPoint, Zoom, Google Slides.
  • Como funciona: é possível fazer pesquisas e também nuvem de palavras ao vivo. Você pode perguntar aos alunos para digitar uma palavra que sintetiza a aula e vai aparecendo online a nuvem de palavras. Para isso, o aluno tem que escanear um QR code no celular, que irá abrir um ambiente slido com a hashtag com o tema da aula ou ir para o site do slido e digitar um código do evento. Esse ambiente terá uma sessão de Q&A caso queira fazer perguntas por ali e também o ambiente de pesquisas. 

Link com informações sobre como funciona: https://help.sli.do/133067-Use-Slido-for-remote-meetings-classes-events-and-webinars 

 

MENTIMETER

https://www.mentimeter.com

  • Valor: gratuito (2 questões e 5 quizzes por apresentação)
  • Integração: Zoom, Slack, Skype (qualquer um que permita o compartilhamento de tela) 
  • Como funciona: semelhante ao slido. O aluno vai no www.menti.com, digita o código do evento e participa. 

Mais informações para uso educacional: https://www.mentimeter.com/solutions/education 

 

Para discussões em grupos menores

O recurso de salas simultâneas do Zoom permite que se divida a turma em grupos menores para discussão. Isso pode ser usado tanto para possibilitar um debate mais aprofundado, quanto para brainstorming, ajudar as pessoas tímidas a se aquecerem, propor soluções, etc.

Como fazer salas simultâneas no Zoom

https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206476093-Getting-Started-with-Video-Breakout-Rooms

 

Lousa virtual

O cérebro humano processa imagens 60 mil vezes mais rápido do que o texto e 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais. O desenho pode ser um excelente recurso para transmitir uma mensagem.

  • Quadro branco do Zoom

Ir em compartilhar tela e escolher quadro branco.

https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/115005706806 

  • Google Slides

https://www.youtube.com/watch?v=PnHQan19T_A

  • Miro 

www.miro.com

É uma plataforma com um grande mural em branco ou vários modelos para colaboração simultânea. Dá, por exemplo, para todos os alunos construírem um canvas online. Ou fazerem um mapa mental etc. São inúmeros templates

Veja alguns em https://miro.com/templates

 

Feedbacks não verbais

O Zoom permite o uso de emoticons (o jóia e a mão levantada) que podem ser úteis para feedbacks não verbais rápidos ou para organizar perguntas ao final da aula.

Veja mais em https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/115001286183-Nonverbal-Feedback-During-Meetings

 

Recomendações de cursos gratuitos e online da ENAP: 

Temos que dar aulas remotas.. E agora? Link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/313

Formação de facilitadores de aprendizagem Link:  https://www.escolavirtual.gov.br/curso/141